Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva

Doutor Ricardo Vita no palco
É uma abordagem realizada através de pequenas incisões no tórax com o auxílio de uma micro-câmera de alta resolução que amplia a imagem, melhorando a precisão da cirurgia. Não é necessário a abertura do osso do peito. Em geral o tempo de internação é menor e há um retorno mais rápido às atividades diárias.
Para saber mais sobre o nosso pre-operatório, clique aqui
Veja o video: Dr. Poffo – Cirurgia Cardíaca Robótica – Sala de Cirurgia

Cirurgia Cardíaca Robótica

Doutor Ricardo Vita no palco
A tecnologia de última geração – Cirurgia Cardíaca Robótica, uma evolução da Cirurgia Cardíaca Minimanente Invasiva – consiste em um grande avanço no campo da cirurgia cardíaca e tem por objetivo aumentar a capacidade humana de realizar determinados movimentos cirúrgicos com maior precisão e destreza. Com o uso do sistema robótico da Vinci são feitas incisões mínimas, no qual o cirurgião especificamente habilitado manipula os braços do robô remotamente por meio de um console. Uma microcâmera em um dos braços do robô é inserida no tórax do paciente captando assim imagens em alta definição, ampliadas em 10x e em 3D. O robô agrega precisão e segurança ao procedimento.
Esta medicina de ponta e com as últimas inovações tecnológicas, beneficia pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias sem comprometer o resultado cirúrgico.
Veja o video: Dr. Poffo – Plástica da válvula mitral acesso periareolar videoassistido

Saiba mais sobre nosso pré-operatório

Pré-operatório
Feito o diagnóstico e agendamento da cirurgia, solicita-se a internação 12h antes do procedimento cirúrgico. Nossa equipe fará o acompanhamento desde o momento da internação até o preparo para a cirurgia. Para internação trazer todos os exames solicitados, sendo que não é necessário internar em jejum
Intra-operatório
Enquanto o paciente estiver no centro cirúrgico, os familiares poderão permanecer no quarto até o final do procedimento, quando um membro da equipe entrará em contato comunicando o resultado da cirurgia, sendo então o paciente encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Após a admissão na UTI os familiares terão acesso ao paciente. O tempo previsto de internação na UTI é de um a dois dias, dependendo de cada caso.
Pós-operatório
Todo o período pós-operatório será acompanhado pela equipe clínico-cirúrgica e a permanência total no hospital depende muito de paciente para paciente, assim como da técnica empregada. No período imediato após a cirurgia inicia-se um trabalho de fisioterapia motora e respiratória objetivando diminuir o tempo de recuperação. A evolução pós-operatória tem se mostrado mais favorável nos paciente submetidos a cirurgia minimamente invasiva, por ser uma cirurgia menos agressiva, o paciente evolui melhor (menos dias de internação) retornando mais rápidamente às suas atividades.

Equipe médica

Doutor Robinson Poffo

Dr. Robinson Poffo (CRM 133469)

  • Possui Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Residência em Cirurgia Cardiovascular na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (1993-1996) e Mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Especialização em Cirurgia Cardiotorácica pela Universidade do Alabama em Birmingham (EUA – 1997).

Tem experiência na área de Cirurgia Cardiovascular adulta, pediátrica e transplante cardíaco. O cirurgião introduziu no Brasil uma nova técnica de cirurgia cardíaca videoassistida minimamente invasiva, que virou referência nacional na área. Esta técnica foi trazida da cidade de Leipzig, na Alemanha, centro de referência em desenvolvimento de novas tecnologias para cirurgia cardíaca. Em março de 2010, iniciou o projeto pioneiro na utilização do Sistema Robótico da Vinci em cirurgia cardíaca na América Latina

A equipe do Centro de Excelência em Cirurgia Cardiológica Robótica é liderada pelo Dr. Robinson Poffo (cirurgião cardiovascular, CRM 133469). Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1992, o cirurgião concluiu seu mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná no ano 2000, e, antes, em 1997, especializou-se em cirurgia cardiotorácica nos Estados Unidos pela Universidade do Alabama, em Birmingham.

O Dr. Poffo é um dos mais importantes nomes do país quando o assunto é cirurgia cardíaca minimamente invasiva. Ele é o responsável por trazer ao Brasil grandes inovações técnicas em cirurgia assistida minimamente invasiva, transformando-se em uma das mais respeitadas referências da área. Tais técnicas foram apresentadas pela primeira vez ao médico em 2002 na Alemanha, através do robô Da Vinci, que à época ainda era apenas um maquinário de testes em cirurgias de ponte de safena.

Após esse contato com a técnica minimamente invasiva, Dr. Poffo retornou ao Brasil e iniciou uma busca aprofundada sobre novos procedimentos cardíacos, o que o levou a países como Itália, Bélgica e Estados Unidos. Seu entusiasmo e sua dedicação atraíram à Joinville, sua cidade, médicos de diversos lugares interessados na cirurgia.

Em março de 2010, iniciou um projeto pioneiro na América Latina na utilização do robô em cirurgia cardíaca, e hoje comanda o nosso Centro de Excelência, proporcionando aos pacientes o que há de melhor e mais completo em cirurgia minimamente invasiva do coração.

Centro médico cirúrgico

Com foco em procedimentos minimamente invasivos para quadros de alta complexidade, o Centro de Excelência em Cirurgia Cardiológica Robótica utiliza os métodos mais modernos e tecnológicos disponíveis, reunindo as mais avançadas técnicas para tratamento cirúrgico das doenças coronarianas.

Pioneiro na América Latina na aquisição e uso do mais moderno robô cirurgião do mundo, o Da Vinci Xi, o Hospital Moriah disponibiliza aos pacientes uma equipe altamente capacitada, pronta para atender todas as necessidades. A tecnologia de vanguarda permite grande autonomia ao médico, tornando o procedimento mais ágil e assertivo, além de maior controle do instrumental cirúrgico. Dessa forma, a intervenção tende a ser mais rápida, demandando menor permanência nas dependências hospitalares.

A utilização da robótica proporciona ao cirurgião e à sua equipe uma visão tridimensional, com alta nitidez de planos e profundidade, condição essencial para a intervenção precisa em lesões. Os braços do equipamento são articulados em suas extremidades, o que acarreta um trabalho altamente delicado e preciso mesmo em áreas de acesso mais complexo e sem a necessidade de manipular diretamente o órgão.

A sinergia entre robô e cirurgião oferece ao paciente os melhores resultados possíveis, com uma abordagem cirúrgica de cardiopatias utilizando incisões menores e reduzindo o impacto ao organismo e o trauma operatório, além de dar melhores condições de evolução do quadro clínico.

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.
Os pacientes são diretamente beneficiados com o zelo pelos cuidados humanizados e com a integração das equipes diretamente envolvidas com o processo cirúrgico que aliam os princípios de qualidade e segurança.

Hospital Moriah excelência em valores humanistas

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Estrutura

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Consultórios

O Hospital Moriah conta profissionais qualificados e comprometidos com uma assistência ética e humana. Todos os médicos são credenciados nas especialidades atendidas.

Convênios

O Hospital Moriah conta com o atendimento a um amplo conjunto de operadoras de saúde.

Política de Atendimento

Também conhecida como o Jeito Moriah de Atender, está fundamentada na junção de três aspectos fundamentais para a saúde.

Responsabilidade Social

A missão, a visão e os valores fundamentais do hospital propõem uma participação na sociedade seguindo os princípios da transparência, ética e na sustentabilidade, buscando o equilíbrio.

Comitê de Ética em Pesquisa

Organismo competente para realizar avaliação ética de todos os protocolos de pesquisa do HM que envolvam seres humanos, respaldado pela Legislação sobre ética em pesquisa vigente.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais