Doenças e sintomas

Estima-se que, anualmente, surjam em média 8 mil novos casos de tumor de hipófise no Brasil. Apesar de ser um tumor benigno na maioria das vezes, o seu principal sintoma é grave e pode comprometer a vida do paciente para sempre. O crescimento do tumor pressiona o nervo óptico, podendo causar a perda total da visão. Além das alterações na visão, que levam os pacientes a procurar o serviço oftalmológico – mas, infelizmente, nem sempre chegando rapidamente a um diagnóstico – o tumor também pode causar dores de cabeça persistentes, alterações do ciclo menstrual e infertilidade nas mulheres, descompensação do Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial, além de distúrbios do crescimento, Gigantismo em crianças e adolescentes e Acromegalia em adultos, entre outros. O tratamento adequado, com a remoção do tumor, devolve a qualidade de vida ao paciente.

Tratamentos

A equipe de cirurgia neurológica do Hospital Moriah é especializada na retirada do tumor de hipófise, uma cirurgia de alta complexidade. O procedimento é realizado por uma das mais modernas e avançadas abordagens, que é o acesso à região da base do crânio por meio endoscópico. Neste procedimento, o microscópio cirúrgico é introduzido pelas narinas, o que diminui os riscos cirúrgicos clássicos e elimina a necessidade de grandes cortes. As áreas afetadas são visualizadas com o auxílio do neuronavegador, que funciona como um GPS para orientar o cirurgião, o que incorre em menos danos para os pacientes e maior segurança para o médico.

Equipe Médica

dr pedro mariani hospital moriah

Dr. Pedro Paulo Mariani

CRM/SP: 84.339

Currículo Lattes

O Dr. Pedro Paulo Mariani é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1995), concluiu sua residência médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em 2002 e dedica-se à cirurgia de base de crânio desde então.

Participou diretamente da criação da Divisão de Cirurgia Hipofisária e Cirurgia de Base de Crânio do Hospital Estadual Euryclides de Jesus Zerbini (antigo Hospital Brigadeiro), coordena (desde 2009) um grupo dedicado ao tratamento integrado de pacientes com tumores da hipófise e outros tumores da base do crânio.

Dr. Mariani já realizou, ao longo de sua carreira, mais de 550 cirurgias endoscópicas transnasais para a ressecção de tumores de hipófise e de base de crânio, sempre em conjunto com uma equipe multidisciplinar que envolve neurocirurgiões, otorrinolaringologistas e neuroendocrinologistas.


Notícias relacionadas

materia2

Conheça o adolescente mais alto do mundo

Com 16 anos e 2,28 m de altura, Olivier Rioux entrou para o Livro dos Recordes como o maior jovem vivo abaixo dos 18…

Continue lendo

Tumores de hipófise: Doença rara, sintoma grave

Tumores de hipófise não são comuns, mas podem levar à cegueira. Conheça o…

Continue lendo

Conheça a técnica minimamente invasiva para cirurgias de hipófise

A Medical TV - A Vida e a Medicina, programa educacional que aborda a saúde de…

Continue lendo