Mastologista tira dúvidas sobre o câncer de mama e recomenda exercícios físicos e dieta balanceada como importantes aliados na prevenção da doença

Durante o mês de outubro, este blog abre espaço para um assunto muito importante: a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que em 2022 ocorrerão 66.280 casos novos da doença no país. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. 

Intitulada OUTUBRO ROSA, essa campanha surgiu nos Estados Unidos na década de 90, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura do Câncer de Mama, que ocorreu em Nova York e, desde então, simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

Aqui no Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Eu me lembro bem desse momento: deixaram o Obelisco com a iluminação cor-de-rosa. Lindo e marcante!

A cada ano, a campanha Outubro Rosa alcança mais pessoas (o que é maravilhosos), mas nosso país é enorme, então vamos alcançar mais e mais!

E, para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre diagnóstico precoce e prevenção, entre outras, conversei com a doutora Yedda Reis, que é mastologista do Hospital Moriah, em São Paulo.

Doutora, uma dúvida pertinente: o câncer de mama é hereditário?

O câncer de mama é hereditário em apenas 10% a 15% dos casos, que estão relacionados com alguma condição genética hereditária que aumenta as chances do aparecimento do câncer. Dessa forma, a maioria dos casos (85%-90%) de câncer não tem componente hereditário.

O autoexame só detecta o câncer de mama em um estágio mais avançado?

Sim, isso é verdade. O autoexame das mamas costuma diagnosticar tumores em tamanhos maiores, em um estágio mais avançado. Sempre incentivamos a realização do autoexame, pelo benefício de autoconhecimento do corpo e claro, pelo auxílio do diagnóstico de tumores, mas a realização dos exames de rastreamento poderia fazer um diagnóstico mais precoce.

Outra dúvida que circula bastante entre as mulheres: anticoncepcionais provocam o câncer de mama?

Apesar de bem pequeno, existe, sim, um aumento de risco para câncer de mama nas usuárias de anticoncepcionais. O ideal é que cada usuária do método avalie os riscos e os benefícios dessa decisão e discuta sobre eles com seu médico.

Sobrepeso é um fator de risco para o câncer de mama?

A obesidade é, sim, um fator relacionado com o câncer de mama. Também é importante falar àquelas pacientes que já tiveram câncer de mama que o controle da obesidade diminui o risco de recorrência do tumor.

E as tão desejadas próteses de silicone? Elas podem causar o câncer?

Não, as próteses de silicone não causam câncer de mama. É importante ressaltar que também não há indícios de que elas dificultem o diagnóstico ou o exame físico das mamas.

Doutora, agora uma pergunta a qual me identifico. Menstruei cedo. Com isso, minhas chances aumentam?

Após a primeira menstruação, os hormônios femininos naturais passam a atuar na mama, e, sim, no longo prazo, quem menstruou mais cedo apresenta um risco maior para câncer de mama.

Agora, esta última pergunta está diretamente relacionada a algo que falo sempre aqui no blog: a importância da prática de exercícios físicos. Eles ajudam na prevenção?

Sim! Atividade física, dieta balanceada e peso adequado são importantes aliados na prevenção do câncer de mama.

Reportagem para o portal R7, publicada em 06 de outubro de 2022. Link para acesso: https://lifestyle.r7.com/prisma/como-ser-saudavel/outubro-rosa-atividade-fisica-esta-entre-os-fatores-preventivos-06102022 


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O quadro 'O Hospital Responde' convidou o Dr. João Manzano, urologista do Hospital Moriah, para falar sobre o câncer de…

Continue lendo

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um estudo recente concluiu que manter a contagem da quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças…

Continue lendo

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz sobre as crianças brasileiras mostrou que elas estão mais altas e acima do peso. O…

Continue lendo