O grupo KIPO (Knowledge Intensive on Perioperative Care) Acadêmico nasceu no fim de 2014 com o objetivo de aproximar acadêmicos de Medicina de diversas faculdades do país ao cotidiano do cuidado perioperatório em hospital privado com foco na humanização do cuidado do paciente cirúrgico.

O grupo, encabeçado por anestesiologistas com experiência em procedimentos cirúrgicos complexos (transplantes, cirurgia robótica) e pacientes graves, realiza reuniões mensais sobre temas relacionados à medicina perioperatória (como monitorização hemodinâmica, reposição volêmica, diagnóstico e tratamentos de coagulopatias). De acordo com o Dr. Alexandre Teruya, líder do KIPO, a iniciativa surgiu em um contexto onde a profissão médica sofria questionamentos, principalmente dos acadêmicos de medicina. “Criamos o programa  pensando em aproximar o jovem estudante ao cotidiano de profissões que zelam pela humanização da medicina em ambiente hospitalar. Por isso, além de promover workshops, aulas e estágios, apresentamos ao estudante especialidades cirúrgicas e os desafios e conquistas de renomados médicos que aliam diariamente conhecimento e humanização”.

No dia 09 de março, o auditório do Hospital Moriah (São Paulo) recebeu uma aula sobre Transplante Cardíaco. Ministrada pela Dra. Paola Keese Montanhese, especializada em Cirurgia Cardiovascular, a aula teórica recebeu cerca de 100 alunos representando 16 faculdades de medicina de todo o estado de São Paulo.

O Programa KIPO planeja, para 2017, que seja realizada uma aula teórica a cada três semanas (no Auditório do Hospital Moriah) e seis workshops, alcançando mais acadêmicos de outras cidades do estado de São Paulo e de outros estados brasileiros.

 


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O quadro 'O Hospital Responde' convidou o Dr. João Manzano, urologista do Hospital Moriah, para falar sobre o câncer de…

Continue lendo

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um estudo recente concluiu que manter a contagem da quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças…

Continue lendo

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz sobre as crianças brasileiras mostrou que elas estão mais altas e acima do peso. O…

Continue lendo