Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Hospital Moriah recebeu o 1º Workshop Internacional Selective Tissue Engineering Photostimulation (One S.T.E.P. Technique). Com a presença dos especialistas na técnica, o cirurgião plástico e Professor Investigador na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, Prof. Patricio Centurion (Lima, Peru) e o Professor da Johns Hopkins University School of Medicine (EUA) e University of Maryland School of Medicine (EUA), Prof. Oscar Ramirez, o workshop recebeu médicos e pesquisadores nos dois dias de evento.

O evento contou com aulas específicas sobre a aplicação da técnica tanto em cirurgia plástica quanto em medicina regenerativa. Sob a coordenação do Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, Coordenador do Setor de Cirurgia Plástica do Hospital Moriah, o workshop recebeu palestras do Prof. Dr. Adriano Caixeta (Terapia Celular em Doenças Cardiovasculares), Prof. Dr. Marco Demange (Estado Atual e Aspectos Legais e Regulatório de Células Mesenquimais no Brasil), Dra. Daniela Bueno (Estado Atual da Pesquisa com Células Tronco Mesenquimais e Métodos de Extração de Células Mesenquimais: Vantagens e Desvantagens) e Dr. Rodrigo Dornelles, que conduziu a discussão junto ao Dr. Alexandre Munhoz.

One S.T.E.P. Technique: a vanguarda em aspiração de gordura:
As técnicas tradicionais para tratamento do tecido adiposo (a lipoaspiração ultrassônica ou o laser comum), envolvem a raspagem e aspiração da gordura e costumam ser mais traumáticas. No caso do laser comum, a principal problemática é a dificuldade de aproveitamento da gordura extraída, por conta dos diferentes comprimentos de ondas emitidas e de como elas atingiam as estruturas adjacentes, destruindo tecidos e inutilizando a gordura.

No entanto, na One S.T.E.P. Technique, este problema deixa de existir. O laser passa a ser utilizado como ferramenta adicional para a extração do tecido adiposo e células mesenquimais. A gordura pode ser extraída, processada e reinjetada para tratar deformidades estéticas e em cirurgias reparadoras/reconstrutoras. Além disso, a recuperação pós-cirúrgica é muito mais rápida.

O Hospital Moriah é o primeiro complexo médico do Brasil a disponibilizar a técnica Selective Tissue Engineering Photostimulation. Este é o único laser do mundo com comprimento de 1.230 nanômetros, o que permite a passagem pelo tecido adiposo sem lesar a célula de gordura. Ele destrói o tecido conectivo preservando a integridade da gordura e permitindo que ela seja reaproveitada, por exemplo, em reconstruções mamárias, no preenchimento de rugas, na correção de deformidades de contorno, entre outros.

Inédito no país, o aparato foi desenvolvido por uma empresa de alta tecnologia brasileira e com experiência preliminar no Peru e nos EUA. O laser tem possibilidade de aplicação imediata no campo da cirurgia plástica como um todo e também em outras áreas, como a medicina regenerativa.

O uso do tecido adiposo na medicina regenerativa tem encontrado grande crescimento em todo o mundo. Isso porque a gordura contém células mesenquimais (células-tronco), que possuem alta capacidade pluripotente e se reproduzem e repopulam estruturas lesionadas do corpo. Um dos possíveis usos do laser é, por exemplo, na ortopedia, em cirurgias artroscópicas de joelho. Após extraídas da gordura, as células são purificadas e inseridas na cartilagem lesionada, proporcionando uma cicatrização rápida e efetiva da lesão.

Diversas áreas médicas podem se beneficiar da aspiração de gordura corporal pela One S.T.E.P. Technique e sua consequente utilização para extração de células mesenquimais. Pacientes com queimaduras graves, traumas, osteomielite, feridas complexas e crônicas, úlceras varicosas, fraturas ósseas, doenças cardiovasculares, entre tantos outros quadros clínicos.

Evento Lipoaspiração a Laser no Moriah
Da esquerda para direita: Sra. Luciana Almeida, Prof. Oscar Ramirez, Dr. Alexandre Teruya, Prof. Patricio Centurion, Dra. Daniela Bueno, Dr. Rodrigo Dornelles e Dr. Alexandre Munhoz.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais