Sobre o procedimento

Assim como os esportistas, os profissionais da dança enfrentam uma série de riscos específicos à saúde dos pés e membros inferiores durante o exercício de seu trabalho. A complexidade e precisão dos movimentos executados no balé clássico (assim como em diversas outras danças contemporâneas) exigem uma série de esforços mecânicos que podem impactar articulações, ossos, músculos e tendões.

Além da sobrecarga comum gerada pela repetição dos passos da dança, bailarinas e bailarinos de todas as idades também estão expostos a lesões decorrentes da rotina de treino e ensaios. Essas atividades podem desencadear quadros muito específicos, que ultrapassam os diagnósticos e conceitos da ortopedia convencional.

Pensando nas especificidades morfológicas, anatômicas e na rotina desses profissionais, o Hospital Moriah desenvolveu uma abordagem diferenciada. Em seu Centro Especializado em Lesões da Dança, ortopedistas e profissionais da saúde atuam com uma completa e moderna infraestrutura dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamentos dos males mais comuns que acometem bailarinas e bailarinos, como tendinites, joanetes, instabilidade dos tornozelos, entre outros.

São anos de estudos específicos e de preparo técnico para proporcionar excelência e assertividade no tratamento das principais patologias e incidentes, deformidades ósseas, comprometimento de ligamentos, músculos, articulações ou mesmo distensões e fraturas acidentais nas regiões dos tornozelos e pés.

Todo o aparato técnico e recursos humanos para o exercício da ortopedia de alta complexidade estão reunidos no parque tecnológico do Hospital Moriah. O Centro Especializado em Lesões da Dança proporciona o há de mais avançado no campo da prevenção e diagnóstico dos possíveis desgastes fisiológicos causados pela dança, além de também oferecer as mais apuradas e modernas opções de procedimentos clínicos e cirúrgicos para lesões, contusões e quaisquer condições que possam interferir na carreira dos bailarinos.

O acompanhamento e tratamento ortopédico específico são fundamentais para a promoção do bem-estar destes profissionais. Um diagnóstico prematuro e preciso é de extrema importância para evitar e erradicar possíveis traumas ou sequelas que possam prejudicar não só a precisão dos movimentos durante uma performance, mas também evitar desgastes, dores e desconfortos que comprometam a qualidade de vida e a plena saúde de quem dedica seus esforços, disciplina e empenho à arte da dança.

Equipe médica

Dra Juliana Doering

  • Atuação em ortopedia geral e medicina e cirurgia do pé e tornozelo.
  • Artroscopia do Pé e Tornozelo
  • AANA – Arthroscopy Association of North America – Chicago – EUA Advanced Foot and Ankle Arthroscopy – Amsterdam – Holanda
  • Especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo – Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo
  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia – Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo
  • Graduação em Medicina – Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo

 

A Dra. Juliana Doering Xavier da Silveira está à frente a frente do Centro de Tratamento Especializado para os pés de Bailarina do Hospital Moriah, desenvolvendo um projeto um projeto inédito e extremamente necessário para os cuidados dos profissionais da dança.

Ex-bailarina clássica, graduou-se em Medicina na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, em 2010. Realizou seus estudos em ortopedia, obtendo títulos de Especialista em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, também pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, em 2014.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatalogia (SBOT), também atua como Médica preceptora dos residentes de pé e tornozelos e do Ambulatório de Bailarinos do Centro de Traumatologia do Esporte da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Sua dedicação à dança e à ortopedia construiu uma sólida formação acadêmica e clínica especializada no diagnóstico e tratamento de lesões e deformidades dos tornozelos e pés de esportistas e atletas, além dos cuidados especiais voltados aos bailarinos profissionais e suas necessidades.

Entre as principais estratégias de tratamento desenvolvidas pela Dra. Juliana Doering estão o tratamento artroscópico para a frouxidão do tornozelo, além da indicação de terapias específicas para recuperação de entorses.

Seu trabalho no Centro Especializado em Pés de Bailarina do Hospital Moriah proporciona um acompanhamento individualizado aos pacientes profissionais da dança. Além das sessões de fisioterapia avançada, o tratamento aborda as particularidades da rotina e atividades dos bailarinos, incluindo procedimentos não invasivos para conservação de sua anatomia e cuidados referentes até mesmo ao uso de calçados e sapatilhas adequados a cada caso.

A Dra. Juliana Doering reúne vasta experiência no diagnóstico e tratamento de patologias e deformidades como fasceíte plantar, tendinites do calcâneo, pé plano infantil (também conhecido como pé chato), neoroma de Northon e matatarsalgia, além de fraturas diversas, dores posteriores no tornozelo e hálux valgo (joanetes).

Centro médico cirúrgico

O parque tecnológico do Hospital Moriah foi pensado e desenvolvido para proporcionar aos seus pacientes o que há de mais moderno e avançado no campo da medicina. A busca constante pelos melhores recursos e a mais completa infraestrutura é uma de suas prioridades para oferecer um atendimento de altíssimo padrão.

Buscando a excelência em diagnósticos, tratamentos e procedimentos, os melhores especialistas da área estão amparados pelos mais modernos aparelhos e instrumentos disponíveis no campo da ortopedia.

Todos os exames e avaliações são conduzidos por um corpo médico e técnico altamente qualificado, capaz de detectar e diagnosticar as mais variadas patologias e deformidades ortopédicas, além de atuar com precisão no amparo e tratamento de lesões e fraturas acidentais que podem afetar a carreira de dançarinos.

O Centro Especializado em Lesões da Dança traz uma nova perspectiva clínica na prevenção de danos e tratamento das patologias dos pés e tornozelos, aliando uma abordagem profilática aos mais modernos métodos cirúrgicos.

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.
Os pacientes são diretamente beneficiados com o zelo pelos cuidados humanizados e com a integração das equipes diretamente envolvidas com o processo cirúrgico que aliam os princípios de qualidade e segurança.

Hospital Moriah excelência em valores humanistas

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Estrutura

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Consultórios

O Hospital Moriah conta profissionais qualificados e comprometidos com uma assistência ética e humana. Todos os médicos são credenciados nas especialidades atendidas.

Convênios

O Hospital Moriah conta com o atendimento a um amplo conjunto de operadoras de saúde.

Política de Atendimento

Também conhecida como o Jeito Moriah de Atender, está fundamentada na junção de três aspectos fundamentais para a saúde.

Responsabilidade Social

A missão, a visão e os valores fundamentais do hospital propõem uma participação na sociedade seguindo os princípios da transparência, ética e na sustentabilidade, buscando o equilíbrio.

Comitê de Ética em Pesquisa

Organismo competente para realizar avaliação ética de todos os protocolos de pesquisa do HM que envolvam seres humanos, respaldado pela Legislação sobre ética em pesquisa vigente.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais