Sobre o procedimento

A subcondroplastia é um procedimento ainda novo no Brasil, indicado para o tratamento de artroses leves e moderadas, proporcionando uma alternativa viável ao implante de próteses no joelho.

A técnica, que já é amplamente estudada e realizada pelo corpo de especialistas do Hospital Moriah, é um procedimento cirúrgico pioneiro, capaz de promover a regeneração da medula óssea da região dos joelhos, e, consequentemente, recuperar os ossos e cartilagens lesionados.

O grande diferencial da subcondroplastia é a injeção de um cimento biológico à base de fosfato de cálcio na lesão medular óssea, também conhecida como lesão óssea subcondral. Esse cimento ósseo é compatível com o material cartilaginoso natural dos joelhos, e seu alto grau de polimerização permite o preenchimento preciso das micro-fraturas, com rápida assimilação e absorção pelos tecidos.

Além de constituir um procedimento pouco invasivo e de execução rápida quando comparado a outros procedimentos cirúrgicos ortopédicos, a subcondroplastia promove uma regeneração e recuperação rápida dos joelhos, diminuindo e aliviando consideravelmente as dores na região durante seu pós-operatório. Tudo isso é possível graças às avançadas técnicas de artroscopia empregadas na cirurgia.

Vale ressaltar que quanto antes o paciente realizar uma avaliação para detecção do problema, maiores são as chances de tratamento da lesão óssea através da subcondroplastia. Um diagnóstico precoce é fundamental para antecipar os riscos de agravamento do caso e sua posterior necessidade de tratamentos e procedimentos mais complexos.

Essa alternativa inovadora é menos invasiva e traz resultados encorajadores. Por isso, atletas, portadores de artroses e até quem sofreu uma lesão de cartilagem acidental podem recorrer ao tratamento.

Também é importante ressaltar que a técnica não implica em alterações fisiológicas que impeçam que os pacientes de casos mais complexos realizem outros procedimentos de joelhos no futuro, casos eles sejam necessários.

Equipe médica

Dr. Marco Demange (CRM 100483)

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Foi médico preceptor no IOT HC FMUSP, por três anos. Realizou pós graduação senso estrito, no nível de Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo. No Exterior, realizou pós-doutorado com fomento da FAPESP, na Harvard Medical School / Brigham and Women’s Hospital (2012), e pós-doutorado com fomento do CNPq na Weil Cornell Medical College / Hospital for Special Surgery (2013).
  • Atualmente, atua como Professor Doutor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e como Chefe do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FM-USP.
  • Participa de diversas linhas de pesquisa na Universidade de São Paulo, publicou mais de 60 artigos científicos e escreveu diversos capítulos em livros sobre o assunto.
  • Ele faz parte de diversas sociedades médicas nacionais como: a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE). Internacionalmente, ele é membro da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthpedci Sports Medicine, da qual participa do Comitê de Artroscopia, da International Cartilage Repair Society (ICRS), como membro do Fellowship Committee e também é International Affiliate Member da American Academy of Orthopedic Surgeons.

Um dos nomes mais proeminentes e experientes na pesquisa e na execução da técnica, o Dr. Marco Demange (ortopedista, CRM 100483) está à frente do Centro Especializado em Subcondroplastia do Hospital Moriah, conduzindo uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada para o tratamento dos joelhos.

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, em 2000, realizou sua residência médica no Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) especializando-se em cirurgia do joelho e cirurgia do quadril.

Sua dedicação à ortopedia o levou aos estudos de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas eu seu Mestrado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também realizou seu Doutorado, abordando técnicas de navegação cirúrgica computadorizadas em osteomias de joelho.

Sempre em busca de aperfeiçoamento, o Dr. Marco Demange aprofundou suas pesquisas sobre métodos de reparação de cartilagem articular e métodos biológicos de conservação dos joelhos, durante seu pós-doutorado realizado na Universidade de Harvard. Também se aprofundou em procedimentos cirúrgicos para reconstrução articular e próteses parciais e totais de joelho e mais um ano de pós-doutorado no Hospital for Special Surgery, em parceria com a Universidade de Cornell.

Atualmente, o Dr. Demange atua como professor no departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com diploma médico validado nos Estados Unidos pela United States Licensing Examinations e pela ECFMG, além de ser membro de diversas sociedades médicas nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia, Sociedade Brasileira de Artroscopia, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, Sociedade Internacional de cartilagem (ICRS), Orthopaedic Sports Medicine, international Society of Arthroscopy Knee Surgery e membro internacional da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS).

Em sua carreira, já teve mais de 60 artigos científicos e variados capítulos em livros acadêmicos publicados, além de continuar participando de diversas linhas de pesquisas na Universidade de São Paulo, concomitantes à realização de centenas de cirurgia de sucesso.

Centro médico cirúrgico

A constante busca pela excelência levou o Hospital Moriah a pesquisar e reunir o que há de mais moderno na tecnologia médica atual para o tratamento das lesões nos joelhos e artroses através da subcondroplastia.

Desde as primeiras avaliações, os pacientes aptos à realização do procedimento contam com uma equipe altamente especializada na condução de exames específicos, realizados com aparato tecnológico de última geração.

Os joelhos serão submetidos a uma investigação de imagem detalhada e precisa para detecção de micro-fraturas e lesões cartilaginosas. Para isso, o centro de exames e diagnósticos conta com o mais avançado sistema de ressonância magnética disponível no Brasil. Com tecnologia 3 Tesla, o equipamento analisa profundamente a estrutura ósseo-esquelética investigada, gerando imagens em três dimensões com altíssima resolução. Dessa forma, o time de especialistas em subcondroplastia pode contar com informações apuradas para a avaliação dos danos causados aos joelhos, possibilitando a abordagem mais apropriada para cada caso.

Durante o procedimento, especialistas e pacientes são amparados pelos equipamentos mais avançados para a realização da subcondroplastia.

Entre todo o aparato necessário, estão navegadores computadorizados e os mais precisos artroscópios e instrumentos ópticos. Dessa forma, o especialista pode realizar o procedimento com ampla visualização das lesões e sem a necessidade de grandes incisões, diminuindo consideravelmente o comprometimento dos tecidos saudáveis dos joelhos.

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso do procedimento é a alta qualidade do cimento biológico utilizado para a reparação da medula óssea dos joelhos. O material, desenvolvido e fabricado no exterior, faz parte da vanguarda dos insumos utilizados na ortopedia. O composto apresenta um altíssimo grau de absorção e compatibilidade com os tecidos ósseos e diminui drasticamente as chances de rejeição pelo corpo desde o momento de sua inserção.

Todos esses recursos, aliados a um atendimento humanizado prestado pelos mais conceituados profissionais e pesquisadores da área, fazem a diferença para o tratamento, acompanhamento e recuperação dos pacientes do Hospital Moriah.

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.
Os pacientes são diretamente beneficiados com o zelo pelos cuidados humanizados e com a integração das equipes diretamente envolvidas com o processo cirúrgico que aliam os princípios de qualidade e segurança.

Hospital Moriah excelência em valores humanistas

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Estrutura

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Consultórios

O Hospital Moriah conta profissionais qualificados e comprometidos com uma assistência ética e humana. Todos os médicos são credenciados nas especialidades atendidas.

Convênios

O Hospital Moriah conta com o atendimento a um amplo conjunto de operadoras de saúde.

Política de Atendimento

Também conhecida como o Jeito Moriah de Atender, está fundamentada na junção de três aspectos fundamentais para a saúde.

Responsabilidade Social

A missão, a visão e os valores fundamentais do hospital propõem uma participação na sociedade seguindo os princípios da transparência, ética e na sustentabilidade, buscando o equilíbrio.

Comitê de Ética em Pesquisa

Organismo competente para realizar avaliação ética de todos os protocolos de pesquisa do HM que envolvam seres humanos, respaldado pela Legislação sobre ética em pesquisa vigente.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais