Começou a temporada da gripe: como se proteger?

 

A chegada do outono prenuncia dias mais frios, mais secos, e também com maior incidência de episódios de gripe em indivíduos de todas as idades. No entanto, a previsão deste ano é de uma temporada da gripe mais acentuada, por conta da circulação do vírus H3N2, já presente nos EUA e que deve chegar em breve no Brasil.

A gripe pode trazer sérias complicações de saúde e até mesmo ser fatal. Transmissível por contato social, o vírus Influenza (responsável pela doença) pode ser mais perigoso para crianças e idosos, considerados grupos mais vulneráveis, assim como para quem tem doenças respiratórias, cardíacas, renais e hepáticas, e pessoas com diabetes e/ou imunodeficiências.

Vacinar-se é essencial

Uma pessoa com gripe é capaz de transmitir o vírus até sete dias após ter sido infectada. Como nos dias mais frios a tendência é circular por ambientes mais fechados, a transmissão aumenta. O vírus sobrevive no ambiente por até 72 horas e se espalha facilmente pelas mãos e objetos do dia a dia, como celulares, controle remoto e apoios de transportes públicos.

A vacinação é a melhor forma de proteger a si mesmo e às pessoas ao seu redor. O período ideal para a vacina vai de março a maio, antes do início do inverno propriamente dito, e ela começa a fazer efeito 15 dias após a aplicação, protegendo por até um ano.

 

Vacina tetravalente – temporada 2018

 

A vacina tetravalente disponibilizada na campanha do Hospital Moriah é a vacina tetravalente (fragmentada e inativada) eficaz para a temporada 2018. Foi padronizada de acordo com os requerimentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), protegendo contra as cepas (variações) mais atuais do vírus Influenza. Indicada tanto para adultos quanto crianças, estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que ajudam a proteger contra a gripe.

Este ano, o Moriah disponibiliza a Vacina FluQuadri®, da SanofiPasteur, que por ser tetravalente protege contra 4 cepas do virus Influença: H1N1, H3N2, Yamagata e Victoria, sendo esta última ausente na vacina trivalente.

A vacina estárá disponível para aplicação no Hospital Moriah a partir do dia 23/04, sempre no horário das 7h até as 18h em dia de semana e das 7h às 11h aos sábados.

Vacinação Infantil: O Hospital Moriah aplicará a vacina tetravalente em crianças à partir dos 3 anos de idade.

A vacina da gripe é contraindicada nas condições abaixo:

● Quem alguma vez teve reação alérgica grave a qualquer componente da vacina (por exemplo, ovos ou produtos contendo ovos);
● Quem alguma vez teve reação alérgica grave após aplicação de qualquer vacina influenza;

Para mais informações sobre esta vacina específica, disponibilizamos aqui um folheto informativo. A bula do paciente pode ser vista aqui.

Dúvidas e mais informações: (11) 5080-7800

Vacinação pelo SUS – Sistema Único de Saúde

 

A vacina trivalente estará disponível entre os dias 30/04 e 11/05 das 7h às 17h, de segunda a sexta. 
Ela é composta por 3 cepas do virus da Influenza: H1N1, H3N2 e Yamagata.

Devem se vacinar:

● Idosos, com 60 anos ou mais;
● Gestantes;
● Mulheres no período até 45 dias após o parto;
● População indígena;
● Portadores de doenças crônicas (diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal,
● deficiência imunológica, etc.);
● Professores;
● Pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

Vacinação Infantil: O Hospital Moriah aplicará a vacina trivalente em crianças à partir dos 6 anos de idade, com indicação médica.

No caso da vacina trivalente pelo SUS, não podem se vacinar:

● Quem alguma vez teve reação alérgica grave a qualquer componente da vacina (por exemplo, ovos ou produtos contendo ovos);
● Quem alguma vez teve reação alérgica grave após aplicação de qualquer vacina influenza;

Dúvidas e mais informações: (11) 5080-7800

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais