Instituto da Próstata

O Instituto da Próstata do Hospital Moriah nasceu há dois e é um serviço totalmente focado no cuidado integral da saúde da próstata. A base que norteia a sedimentação do Instituto da Próstata são a sabedoria e a experiência, tanto científica, quanto humanística, do Professor Miguel Srougi, seu diretor. E é essa base que atraiu profissionais reconhecidos, das melhores escolas médicas do país, para formar esse conceito de atendimento integral do paciente, com programas de promoção de saúde e prevenção, novos métodos diagnósticos e o que há de mais atual no mundo em técnicas cirúrgicas e de tratamento clínico, aliados aos valores do Hospital Moriah, notadamente o cuidado e o amor ao próximo.

Tratamentos

• Cirurgia robótica de próstata

• Tratamento de hiperplasia prostática com laser Holmium, Greenlaser e outros tratamentos minimamente invasivos.

Instituto de Fibrilação Atrial

O Instituto de Fibrilação Atrial (FA) é um centro dedicado ao atendimento de pacientes com fibrilação atrial com o objetivo de oferecer o cuidado necessário a esse tipo de paciente.

Atualmente, o tratamento de fibrilação atrial envolve uma mudança importante na qualidade de vida, controle rigoroso de fatores de risco como obesidade, hipertensão e diabetes, além de exigir uma equipe médica especializada para acompanhamento clínico e realização de procedimentos como ablação por cateter ou fechamento da aurícula esquerda.

O Instituto oferece médicos especialistas em arritmias cardíacas, eletrofisiologistas, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiros dedicados ao esclarecimento e acompanhamento dos pacientes com fibrilação atrial. O Instituto ainda recebe pacientes portadores de outras formas de arritmias cardíacas como flutter atrial, extra-sistoles, arritmias ventriculares e arritmias supraventriculares, além de atender pacientes com quadros de palpitações ou desmaios que ainda não conseguiram concluir o seu diagnóstico.

Tratamentos

• No caso de bradicardia, que é o ritmo mais lento do que o normal, pode haver a necessidade do uso de um marca-passo, que é um dispositivo implantado cirurgicamente, com anestesia local. Um eletrodo é introduzido na região do tórax, pela veia até o coração e depois, conectado ao marca-passo, que é um aparelho bem pequeno. O aparelho é colocado sob a pele e o paciente costuma ter alta em até 24 horas.

• Nas taquicardias, quando o ritmo é mais acelerado do que o normal, uma das principais indicações é a ablação por cateter, em que o foco da arritmia é localizado e eliminado por cateteres que são posicionados dentro do coração. Essa ablação pode ser feita pelo uso da radiofrequência, que são ondas eletromagnéticas que aquecem e destroem o foco da arritmia ou pela congelação, quando a ponta do cateter possui um sistema que forma uma bola de gelo, que vai também destruir o foco desejado.

• O implante do desfibrilador é outra forma de tratamento para casos selecionados. Trata-se também de um dispositivo pequeno que requer uma cirurgia minimamente invasiva, com alta em até 24 horas e anestesia local. Os eletrodos são introduzidos na região do tórax, por uma veia, até o coração e são conectados ao desfibrilador. Depois de configurado, o desfibrilador é inserido sob a pele, na região do peito.

Instituto de Miomas e Endometriose

Os miomas são uma condição presente na vida de quase 50% das brasileiras. Já a endometriose afeta, em nosso país, cerca de 2 milhões de mulheres por ano. O Instituto de Miomas e Endometriose nasceu da necessidade de um olhar especializado e carinhoso para essas condições que afetam muitas mulheres em idade reprodutiva.

Pensando neste cuidado diferenciado, o Hospital Moriah uniu ginecologistas renomados e especializados no assunto à uma equipe multiprofissional, propondo um olhar à mulher de forma integral, individualizada e segura, primando – sempre que possível – pela preservação do útero e demais órgãos reprodutivos.

Temos as opções de tratamento menos invasivas e mais modernas, mas é importante ir além. A mulher que sofre com miomas ou endometriose precisa do correto diagnóstico e do tratamento personalizado que irá ao encontro da sua forma de viver e seu bem-estar, além do acompanhamento e reabilitação da sua qualidade de vida.

O Instituto de Miomas e Endometriose atua desde a promoção da saúde, com campanhas de educação sobre saúde feminina, até a elaboração e participação em estudos relevantes sobre essas doenças e oferece uma gama de tratamentos para essas doenças, tão frequentes e impactantes no dia a dia da mulher. Conheça!

Cirurgia robótica: A cirurgia robótica é a principal opção cirúrgica no Hospital Moriah para a realização da remoção de miomas, otimizando o tempo de recuperação da paciente, que sangra menos e tem uma cirurgia mais segura e menos traumática. Assim, ela volta rapidamente para suas atividades normais.

Cirurgia laparoscópica: também é considerada uma técnica minimamente invasiva e pode ser usada tanto no tratamento dos miomas quanto da endometriose.

•  Embolização: indicada para o tratamento dos miomas, é um método eficaz em que os tumores são “destruídos”, obstruindo as artérias que levam sangue a eles. Nesse procedimento, a paciente pode ter alta no mesmo dia. Pequenas esferas são introduzidas, geralmente via artéria femoral, levando à isquemia do tumor.

•  Radiofrequência: a radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo também indicado para o tratamento dos miomas. Nesta técnica, o médico introduz uma agulha, norteada por ultrassonografia, em geral via transvaginal, até atingir os miomas uterinos. Tal agulha é um eletrodo conectado a um moderno gerador de radiofrequência, que transmitirá energia para o tumor, destruindo o mioma. É um procedimento de curta duração, também com previsão de alta no mesmo dia.


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O quadro 'O Hospital Responde' convidou o Dr. João Manzano, urologista do Hospital Moriah, para falar sobre o câncer de…

Continue lendo

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um estudo recente concluiu que manter a contagem da quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças…

Continue lendo

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz sobre as crianças brasileiras mostrou que elas estão mais altas e acima do peso. O…

Continue lendo