Doenças e sintomas

As lesões das mãos, sejam elas decorrentes de movimentos repetitivos, traumas ou acidentes, costumam causar dor, dificuldade ou até limitação nos movimentos. Muitas vezes, a recuperação do paciente depende do tempo transcorrido entre a lesão e o início do tratamento. Por isso, o diagnóstico preciso é fundamental.

O Hospital Moriah conta com um centro de diagnósticos de última geração. Os equipamentos de raios-x, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética fornecem imagens em alta definição. Às equipes de cirurgia também é concedida a possibilidade de contato com a equipe de radiologia, diferencial que permite a discussão de solicitações e hipóteses diagnósticas.

Para os casos cirúrgicos, que requerem alta qualificação em microcirurgia e outras técnicas específicas, uma equipe multidisciplinar especializada em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas proporcionam ao paciente uma pronta recuperação e o retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia.

Artroscopia de Punho

As lesões articulares podem ser causadas por movimentos repetitivos, pelo próprio desgaste natural (que acontece com o tempo, geralmente, em pessoas mais velhas) e por inflamações nas articulações. Apesar das diferentes causas, as doenças decorrentes das lesões articulares (artrite, artrose, sinovite, cistos de mão ou de punho, lesão de ligamento) costumam apresentar os mesmos sintomas: dor, inflamação, inchaço e até dificuldade ou limitação dos movimentos.

Em alguns casos, a doença pode piorar com o tempo e não existe cura, como no caso da artrose. Mas na maioria dos casos de artrite, sinovite, lesões ligamentares e cistos o tratamento com a artroscopia de punho pode impedir o avanço da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Plexo Braquial

O plexo braquial é um conjunto de nervos que tem origem na região cervical, se estende por toda a região da clavícula e percorre os membros superiores (braços, ombros, cotovelos, punhos e mãos).

Esta inervação está diretamente ligada aos movimentos e a sensibilidade do braço, antebraço e mão. Por isso, as lesões de plexo braquial podem causar restrição ou até paralisia total dos membros superiores. Outros sintomas característicos da lesão são a fraqueza muscular, alterações na sensibilidade, dor local, atrofia e/ou encurtamento muscular, rigidez nas articulações e deformidades musculoesqueléticas.

A principal causa deste tipo de lesão é o trauma, causado principalmente por acidentes automobilísticos e de motocicleta. Lesões por queda, carga pesada (sustentada pelos ombros) e até no momento do parto (condição conhecida como paralisia obstétrica) também podem causar lesões no plexo braquial.

Tratamentos

Artroscopia de punho

A artroscopia é uma técnica minimamente invasiva já bastante comum na área ortopédica, principalmente no tratamento do joelho e do ombro. No entanto, nos últimos anos, a técnica evoluiu muito e a aplicação nas mãos, punhos, cotovelos e tornozelos demonstrou-se altamente eficaz.

O procedimento é executado através de pequenas incisões de 0,5 cm. Através destas mini-incisões são introduzidas óticas finas e delicadas acopladas a um sistema de monitor de vídeo. A artroscopia proporciona ao cirurgião imagens nítidas e ampliadas da cartilagem, ossos e ligamentos da articulação a ser tratada. Instrumentais específicos e delicados também são introduzidos através dessas mini-incisões e possibilitam o reparo das estruturas comprometidas.

A principal vantagem da técnica minimamente invasiva na artroscopia de punho é a redução do dano relacionado às incisões maiores que são utilizadas nas cirurgias abertas tradicionais. Como a agressividade da cirurgia é menor, o paciente se recupera mais rápido e pode retornar às atividades do dia-a-dia em pouco tempo.

Plexo Braquial

O prognóstico de recuperação dos nervos (e dos movimentos) do paciente depende do tempo transcorrido entre a lesão e a cirurgia. O diagnóstico preciso é o ponto de partida para o planejamento adequado do tratamento cirúrgico, visando o mais completo e rápido restabelecimento do paciente.

Ainda assim, não raramente, as tradicionais técnicas utilizadas no tratamento da lesão de plexo braquial podem apresentar complicações no pós-cirúrgico e acarretam em longos períodos de internação hospitalar.

No entanto, com modernas técnicas e táticas cirúrgicas, o cirurgião consegue atuar de forma mais eficiente na recuperação do paciente. São raros os casos que necessitam de transfusão sanguínea ou de pacientes que precisam de internação em UTI. Outra vantagem destas técnica inovativa é a curta permanência hospitalar, já que os pacientes costumam ter alta entre 2 e 3 dias após a realização do procedimento.

Além disso, o tratamento das lesões de plexo braquial deve, obrigatoriamente, envolver uma equipe multidisciplinar. Isso porque, além da cirurgia, o acompanhamento de uma equipe de fisioterapeutas é fundamental para garantir a reabilitação e pronta recuperação do paciente.

Equipe Médica

dr alvaro cho hospital moriah

Dr. Álvaro Baik Cho

CRM/SP: 87.055

Currículo LattesLinkedIn

O Dr. Álvaro Cho é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1996). No Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), cursou a residência médica (1999), concluiu a Especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva (2000), o Mestrado (2003) e o Doutorado (2008). Entre os anos de 2004 e 2015, o médico também estagiou na Kyung Hee University Hospital (Seoul, Coreia do Sul), na Mayo Clinic (Rochester, EUA), no Hospital Krankenhaus St. Elisabeth (Ravensburg, Alemanha) e no Boston Children’s Hospital – Harvard Medical School (Massachussets, EUA). Atualmente, cursa o Pós-Doutorado e atua como Médico Assistente e Professor Colaborador do Grupo de Mão, Microcirurgia e Reimplantes no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP. Além disso, é o atual Chefe do Grupo de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva da FMABC. O cirurgião concentra suas pesquisas clínicas no aprimoramento de técnicas e estratégias para o tratamento de Lesões do Plexo Braquial e da Paralisia Obstétrica. Além disso, possui projetos em andamento para o tratamento de fraturas expostas e perdas de cobertura cutânea nos membros inferiores.

Solicite um orçamentoAgende sua consulta

ou ligue para

(11) 5080 7800


Notícias relacionadas

Médicos alertam sobre riscos do exagero na musculação

Médicos alertam sobre riscos do exagero na musculação

A aproximação do verão faz muita gente se apressar na busca da melhor forma. Nessa época do ano, estima-se que a…

Continue lendo

Como envelhecer bem?

O programa Estúdio News (Record News) convidou o Dr. Marco Aurélio Neves,…

Continue lendo

Saiba o que é lesão no menisco

Os meniscos são estruturas de cartilagem responsáveis por diminuir a quantidade…

Continue lendo