Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Artroscopia de Punho

Doenças e Sintomas

As lesões articulares podem ser causadas por movimentos repetitivos, pelo próprio desgaste natural (que acontece com o tempo, geralmente, em pessoas mais velhas) e por inflamações nas articulações. Apesar das diferentes causas, as doenças decorrentes das lesões articulares (artrite, artrose, sinovite, cistos de mão ou de punho, lesão de ligamento) costumam apresentar os mesmos sintomas: dor, inflamação, inchaço e até dificuldade ou limitação dos movimentos.

Em alguns casos, a doença pode piorar com o tempo e não existe cura, como no caso da artrose. Mas na maioria dos casos de artrite, sinovite, lesões ligamentares e cistos o tratamento com a artroscopia de punho pode impedir o avanço da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Shutterstock 1074188621 - Hospital Moriah

Tratamento

A artroscopia é uma técnica minimamente invasiva já bastante comum na área ortopédica, principalmente no tratamento do joelho e do ombro. No entanto, nos últimos anos, a técnica evoluiu muito e a aplicação nas mãos, punhos, cotovelos e tornozelos demonstrou-se altamente eficaz.

O procedimento é executado através de pequenas incisões de 0,5 cm. Através destas mini-incisões são introduzidas óticas finas e delicadas acopladas a um sistema de monitor de vídeo. A artroscopia proporciona ao cirurgião imagens nítidas e ampliadas da cartilagem, ossos e ligamentos da articulação a ser tratada. Instrumentais específicos e delicados também são introduzidos através dessas mini-incisões e possibilitam o reparo das estruturas comprometidas.

A principal vantagem da técnica minimamente invasiva na artroscopia de punho é a redução do dano relacionado às incisões maiores que são utilizadas nas cirurgias abertas tradicionais. Como a agressividade da cirurgia é menor, o paciente se recupera mais rápido e pode retornar às atividades do dia-a-dia em pouco tempo.

Equipe Médica

Dr. Álvaro Baik Cho

CRM/SP: 87055
Telefone: +55 11 5080 7800

O Dr. Álvaro Cho é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1996). No Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), cursou a residência médica (1999), concluiu a Especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva (2000), o Mestrado (2003) e o Doutorado (2008). Entre os anos de 2004 e 2015, o médico também estagiou na Kyung Hee University Hospital (Seoul, Coreia do Sul), na Mayo Clinic (Rochester, EUA), no Hospital Krankenhaus St. Elisabeth (Ravensburg, Alemanha) e no Boston Children’s Hospital – Harvard Medical School (Massachussets, EUA). Atualmente, cursa o Pós-Doutorado e atua como Médico Assistente e Professor Colaborador do Grupo de Mão, Microcirurgia e Reimplantes no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP. Além disso, é o atual Chefe do Grupo de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva da FMABC. O cirurgião concentra suas pesquisas clínicas no aprimoramento de técnicas e estratégias para o tratamento de Lesões do Plexo Braquial e da Paralisia Obstétrica. Além disso, possui projetos em andamento para o tratamento de fraturas expostas e perdas de cobertura cutânea nos membros inferiores.