Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Plexo Braquial

Doenças e Sintomas

O plexo braquial é um conjunto de nervos que tem origem na região cervical, se estende por toda a região da clavícula e percorre os membros superiores (braços, ombros, cotovelos, punhos e mãos).

Esta inervação está diretamente ligada aos movimentos e a sensibilidade do braço, antebraço e mão. Por isso, as lesões de plexo braquial podem causar restrição ou até paralisia total dos membros superiores. Outros sintomas característicos da lesão são a fraqueza muscular, alterações na sensibilidade, dor local, atrofia e/ou encurtamento muscular, rigidez nas articulações e deformidades musculoesqueléticas.

A principal causa deste tipo de lesão é o trauma, causado principalmente por acidentes automobilísticos e de motocicleta. Lesões por queda, carga pesada (sustentada pelos ombros) e até no momento do parto (condição conhecida como paralisia obstétrica) também podem causar lesões no plexo braquial.

Shutterstock 129509480 - Hospital Moriah

Tratamento

O prognóstico de recuperação dos nervos (e dos movimentos) do paciente depende do tempo transcorrido entre a lesão e a cirurgia. O diagnóstico preciso é o ponto de partida para o planejamento adequado do tratamento cirúrgico, visando o mais completo e rápido restabelecimento do paciente.

Ainda assim, não raramente, as tradicionais técnicas utilizadas no tratamento da lesão de plexo braquial podem apresentar complicações no pós-cirúrgico e acarretam em longos períodos de internação hospitalar.

No entanto, com modernas técnicas e táticas cirúrgicas, o cirurgião consegue atuar de forma mais eficiente na recuperação do paciente. São raros os casos que necessitam de transfusão sanguínea ou de pacientes que precisam de internação em UTI. Outra vantagem destas técnica inovativa é a curta permanência hospitalar, já que os pacientes costumam ter alta entre 2 e 3 dias após a realização do procedimento.

Além disso, o tratamento das lesões de plexo braquial deve, obrigatoriamente, envolver uma equipe multidisciplinar. Isso porque, além da cirurgia, o acompanhamento de uma equipe de fisioterapeutas é fundamental para garantir a reabilitação e pronta recuperação do paciente.

Equipe Médica

E Alvaro Baik Cho - Hospital Moriah

Dr. Álvaro Baik Cho

CRM/SP: 87055
Telefone: +55 11 5080 7800

O Dr. Álvaro Cho é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1996). No Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), cursou a residência médica (1999), concluiu a Especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva (2000), o Mestrado (2003) e o Doutorado (2008). Entre os anos de 2004 e 2015, o médico também estagiou na Kyung Hee University Hospital (Seoul, Coreia do Sul), na Mayo Clinic (Rochester, EUA), no Hospital Krankenhaus St. Elisabeth (Ravensburg, Alemanha) e no Boston Children’s Hospital – Harvard Medical School (Massachussets, EUA). Atualmente, cursa o Pós-Doutorado e atua como Médico Assistente e Professor Colaborador do Grupo de Mão, Microcirurgia e Reimplantes no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP. Além disso, é o atual Chefe do Grupo de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva da FMABC. O cirurgião concentra suas pesquisas clínicas no aprimoramento de técnicas e estratégias para o tratamento de Lesões do Plexo Braquial e da Paralisia Obstétrica. Além disso, possui projetos em andamento para o tratamento de fraturas expostas e perdas de cobertura cutânea nos membros inferiores.