Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Cirurgia de Joelho

Doenças e Sintomas

Os joelhos são articulações compostas por ossos, ligamentos e cartilagens. Estas estruturas devem ser extremamente estáveis, já que os joelhos suportam boa parte do peso corporal, e ainda proporcionar a mobilidade necessária para caminhadas, corridas, agachamentos e uma série de outros movimentos corporais que executamos no dia-a-dia.

O desgaste natural dessas articulações (que geralmente acomete pessoas de idade mais avançada) ou doenças degenerativas (como a artrose) e autoimunes (como a artrite reumatoide) podem comprometer o bom funcionamento e a estabilidade dos joelhos. Embora a dor seja o principal sintoma, o inchaço, a sensação de calor local e a dificuldade para se locomover são indicativos de problemas nos joelhos. Barulhos semelhantes a estalos ou rangidos também podem estar associados aos problemas destas articulações. 

Shutterstock 598821251 - Hospital Moriah

Tratamento

Os joelhos são articulações complexas compostas por ossos, músculos, ligamentos, cartilagem, meniscos. Em função de toda essa complexidade, diversos tipos de lesões podem acometer os joelhos como luxação, fratura, inflamação, cistos, tendinites, bursites, entre muitas outras.

Cada patologia requer um tratamento diferente, sempre considerando a individualidade do paciente e a gravidade da lesão.

Dentre as diversas técnicas cirúrgicas oferecidas pelo Hospital Moriah, destacam-se:

Cirurgia Robótica de Joelho

O ROSA Knee é um sistema cirúrgico assistido por robô projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho e aumentar a precisão do corte ósseo e análise de amplitude de movimento.

Através deste sistema, é possível fazer um planejamento pré-operatório e criar modelos planos e em 3D da anatomia óssea do paciente, bem como realizar o mapeamento intraoperatório – em tempo real – da anatomia e dos movimentos do paciente, proporcionando ainda mais precisão para o cirurgião e garantindo a personalização do procedimento e a otimização na colocação da prótese.

Subcondroplastia

A subcondroplastia é um procedimento indicado como alternativa ao implante de próteses nos joelhos. Indicada para o tratamento de artroses leves e moderadas, a técnica promove a regeneração da medula óssea da região, recuperando ossos e cartilagens lesionados. O grande diferencial desta técnica é a injeção de um cimento biológico à base de fosfato de cálcio na lesão medular óssea, também conhecida como lesão óssea subcondral. Esse cimento ósseo é compatível com o material cartilaginoso natural dos joelhos, e seu alto grau de polimerização permite o preenchimento preciso das microfraturas, com rápida assimilação e absorção pelos tecidos.

O procedimento, considerado pouco invasivo, promove uma rápida regeneração e pronta recuperação do paciente, diminuindo e aliviando as dores na região. Também é importante ressaltar que a técnica não implica em alterações fisiológicas que impeçam que os pacientes de casos mais complexos realizem outros procedimentos de joelhos no futuro, casos eles sejam necessários.


MyKnee – implantes customizados

A cirurgia de próteses de joelho, ou artroplastia total de joelho, é um procedimento que consiste na substituição das articulações dos joelhos por implantes artificiais, devolvendo ao paciente estabilidade e mobilidade, diminuindo também a sua dor.

A grande novidade neste tipo de tratamento desembarcou no Brasil em 2018 e foi criada pela empresa suíça Medacta: as próteses customizadas de joelho.

Através desta tecnologia, o paciente pode usar um instrumental projetado exclusivamente para si. A partir de um escaneamento diagnóstico do joelho do paciente, feito com tomografia computadorizada, a empresa cria guias para fixação da prótese em uma impressora 3D e um modelo plástico do joelho.
A customização deste instrumental permite melhor adaptação da prótese no osso do paciente, garantindo menos complicações, menos sangramento e menor tempo de internação (em média, 24 horas). Esses fatores costumam refletir em um custo geral menor no tratamento do joelho, garantindo também mais qualidade de vida ao paciente.

Equipe Médica

Dr. Jader Junqueira

CRM/SP: 134940
Telefone: +55 11 5080 7800

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (2008) e concluiu a Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT-HCFMUSP).

Ainda no IOT-HCFMUSP, Dr. Jader concluiu a sua Especialização em Cirurgia do Joelho e é doutorando também na Faculdade de Medicina da USP.

O ortopedista é o Coordenador do Serviço de ortopedia do Hospital Moriah, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) e da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

Dr. Marco Kawamura Demange

CRM/SP: 100483
Telefone: +55 11 5080 7800

O Dr. Marco Demange é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2000), possui residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e é especializado em cirurgia do joelho e cirurgia do quadril.

Com mestrado em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e doutorado em técnicas de navegação cirúrgica computadorizadas em osteomias de joelho, ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-doutorado nas Universidades de Harvard e Cornell, o Dr. Demange atua como professor no departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com diploma médico validado nos Estados Unidos pela United States Licensing Examinations e pela ECFMG. O ortopedista já publicou mais de 60 artigos científicos e variados capítulos em livros acadêmicos, além de continuar participando de diversas linhas de pesquisas na Universidade de São Paulo.

Dr. Marco Aurélio Silvério Neves

CRM/SP: 90831
Telefone: +55 11 5080 7800

Médico ortopedista, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo – USP (1997) e Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP (2002). Especialista em Patologia do Quadril e Artroplastias (Próteses de Quadril e Joelho), possui também larga experiência em Traumatologia Ortopédica (Fraturas de alta complexidade). Estudou na Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos o que permitiu seu aperfeiçoamento na realização de cirurgias de Prótese de Quadril por Via Anterior – AMIS e cirurgias de Prótese de Joelho com uso de Guias Costumizadas (Impressão 3D). É hoje referência nacional nessas novas técnicas com excelentes resultados há mais de 6 anos no Brasil.