Condição degenerativa que não tem cura e com causas ainda não claramente definidas, a Doença de Parkinson atinge de 1 a 2% da população mundial. Por definição, a Doença de Parkinson é a deficiência de dopamina, um dos neurotransmissores que controla os movimentos finos e coordenados (como andar, pegar objetos, escrever etc.).

Sintomas da Doença de Parkinson

No início da doença, o paciente pode apresentar diferentes distúrbios do movimento. São comuns os tremores dos membros superiores; os movimentos mais lentos inclusive em tarefas simples, como pentear o cabelo (bradicinesia); rigidez muscular e instabilidade postural. Nos quadros iniciais estes sintomas são unilaterais, ou seja, atingem apenas um lado do corpo. Com o avanço da condição, passam a afetar os dois lados do corpo. Outros sintomas incluem alterações do sono, do olfato e até do comportamento.

O Hospital Moriah conta com uma equipe de excelência focada no tratamento minimamente invasivo da Doença de Parkinson por meio da cirurgia funcional, que restabelece com estímulos elétricos ou técnicas ablativas as funções afetadas pela doença. Os benefícios para o paciente são imediatos.

Tratamento minimamente invasivo

Após o diagnóstico clínico da doença, realizado por meio de exames de imagem e funcionais, o tratamento indicado é o medicamentoso. Porém, alguns pacientes não respondem aos remédios, e neste caso a indicação é a neuroestimulação, procedimento minimamente invasivo realizado pela equipe do Hospital Moriah. Em alguns casos, mesmo para os pacientes que fazem uso de remédios, após anos de tratamento, a medicação deixa de fazer o efeito esperado. Também para esses pacientes é indicada a neuroestimulação.

Por meio de técnica minimamente invasiva, com o auxílio de imagens de tomografia e ressonância magnética dentro do centro cirúrgico, o cirurgião instala eletrodos que liberam estímulo elétrico, fazendo o papel da dopamina. Um marcapasso é implantado na região próxima ao ombro, sob a pele, para controlar o envio da descarga. O procedimento minimamente invasivo reduz os riscos inerentes à cirurgia e traz benefícios imediatos para a qualidade de vida do paciente.

 

  • Dr. José Oswaldo de Oliveira Jr
  • CRM/SP: 31963
  • Telefone: +55 11 5080-7800
  • Lattes Linkedin

 

Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Orientação do Professor Dr. Hazen Adel Ashmawi), Pós Graduado em Medicina Legal, do Trabalho e Deontologia Médica pelo Instituto Oscar Freire (Orientação do Professor Dr. Armando Canger Rodrigues), Residência Médica em Neurocirurgia, Serviço de Neurocirurgia (Orientação do Professor Dr. Gilberto Guimarães Machado de Almeida) da Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Titular e Diretor do Departamento de Terapia Antálgica, Cirurgia Funcional e Cuidados Paliativos da Escola de Cancerologia ?Celestino Bourroul? da Fundação Antônio Prudente de São Paulo. Professor da Disciplina de Dor Oncológica Responsável pela Central da Dor e Estereotaxia do Hospital Antonio Cândido Camargo da Fundação Antonio Prudente. Responsável pela Neurocirurgia Funcional e Grupo Especializado em Dor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Servidor Público Estadual. Diretor Científico da Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor (2018/2019) Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional (2021/2022) Presidente da Comissão de Dor da Associação Médica Brasileira (2018/2021)

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais