Doenças e sintomas

O sistema digestivo compreende o fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestinos e algumas condições comuns que podem ser operadas de forma minimamente invasivas são:

  • Diverticulite
  • Doenças inflamatórias (como Doença de Crohn)
  • Câncer de cólon
  • Câncer de reto
  • Cirurgia de obesidade (como redução do estômago, bypass gástrico)
  • Câncer de estômago
  • Hérnia de hiato
  • Colecistectomia (retirada da vesícula biliar)
  • Refluxo gastroesofágico
  • Cirurgia do pâncreas (tumores benignos e câncer)

Quando medicamentos e mudança de hábitos não ajudam na melhora das condições clínicas do paciente, a cirurgia pode ser necessária. Converse com seu médico sobre suas opções e, caso seja indicada a cirurgia minimamente invasiva, pergunte ao médico sobre a possibilidade de ser submetido à cirurgia robótica.

Tratamentos

A maior parte das doenças do aparelho digestivo tem resolução cirúrgica, embora o tratamento medicamentoso deva ser conduzido paralelamente. Hoje já mais comum nos principais centros médicos do país os procedimentos minimamente invasivos, que possibilitam ao paciente uma recuperação mais rápida, devido à menor agressão do corpo e menor sangramento.

O Centro Cirúrgico do Hospital Moriah oferece a possibilidade das cirurgias videolaparoscópicas e é equipado com o robô Da Vinci XI, um sistema moderno e seguro de procedimentos minimamente invasivos utilizado em vários países. A utilização do robô pela equipe médica reduz o tempo de procedimento cirúrgico, a dor, e a ocorrência dos processos infecciosos ou inflamatórios comuns em cirurgias tradicionais. Além disso, o equipamento proporciona maior mobilidade para o cirurgião e delicadeza nos movimentos, preservando as estruturas ao redor do local operado.

Inovação

A cirurgia de vesícula biliar pode ser feita pelo procedimento denominado single-site ou single-port, onde apenas uma incisão é feita, no umbigo.

Equipe Médica

dra ana olga nagano hospital moriah

Dra. Ana Olga Nagano

CRM/SP: 64.405

Currículo Lattes

A Dra. Ana Olga Nagano é formada em Medicina (1989) pela Faculdade de Medicina de Vassouras (Rio de Janeiro) e concluiu a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Gastroclínica de São Paulo e a residência especializada em Cirurgia Experimental – Transplante Hepático no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Durante esta última residência, realizou estágio na University of Pittsburgh (Pensilvânia, EUA), participando de cirurgia de doadores e receptores de fígado.

Dentre as principais especializações da gastroenterologista destacam-se o transplante de fígado (pioneira, a Dra. Ana Olga foi a primeira mulher a realizar uma cirurgia de transplante hepático na América do Sul) e as cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopia e robóticas) do aparelho digestivo; como correção do refluxo esofágico, hérnia do hiato, obesidade (gastroplastia) e problemas metabólicos (diabetes tipo 2), pancreatectomia, colecistectomia, esplenectomia, colectomias e procedimentos orificiais (hemorroidas, prolapso de mucosa anal, fissura e fístula).

default hospital moriah

Dr. Alexandre Bertoncini

CRM/SP: 129.589

Currículo LattesLinkedIn

O Dr. Alexandre Bertoncini é cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e filiado à Sociedade Brasileira de Coloproctologia. É pesquisador com foco em oncologia e endometriose intestinal. Atua em diversas especialidades da cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia, com destaque especial para a cirurgia minimamente invasiva por laparoscopia (também chamada de cirurgia laparoscópica ou videolaparoscopia), endometriose intestinal e cirurgia oncológica.

default hospital moriah

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM/SP: 143.673

Currículo LattesLinkedIn

O Dr. Paolo Salvalaggio possui graduação (1996), mestrado (2000) e doutorado (2002) pela Universidade Federal do Paraná. Concluiu o pós-doutorado em Imunologia de Transplante na Yale University (2002), Clinical Fellow em Transplante de Múltiplos Órgãos na Northwestern University (2005) e MBA na John Cook School of Business (2008) e atuou como professos-assistente na Saint Louis University e professor associado na University of Washington, onde tambem foi co-diretor do programa de transplantes de pâncreas e rim.

Atualmente, o Dr. Salvalaggio é professor de Cirurgia da Faculdade de Medicina Albert Einstein e diretor médico da Clínica Hepatogastro. Atua cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.


Notícias relacionadas

O que é H. pylori?

O que é H. pylori?

O quadro 'O Hospital Responde' (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV) convidou o Dr. Flávio…

Continue lendo

Diabetes: conheça os avanços da medicina que ajudam no controle da doença

Existe uma alternativa para os pacientes diabéticos que não respondem mais ao…

Continue lendo

Um olhar cuidadoso para a obesidade e o diabetes

Aliando equipe multidisciplinar qualificada e tratamentos de ponta com alta…

Continue lendo