A cirurgia robótica na urologia vem sendo empregada principalmente na retirada de tumores de próstata, mas também em tumores de rim.

A robótica se tornou a principal técnica para a operação de tumores de próstata nos Estados Unidos, onde mais de 80% dos casos são realizados com o robô. A razão para a preferência pela técnica reside no fato de a cirurgia robótica ser uma cirurgia minimamente invasiva e que oferece bons resultados na recuperação do paciente e, também minimizando efeitos colaterais.

No caso dos tumores de rim, quando é necessária a retirada total do órgão, o robô também pode ser usado, embora ele seja mais empregado nos casos onde é possível preservar o órgão, pois a delicadeza e precisão dos movimentos do robô garantem melhores resultados que outras técnicas.

No Hospital Moriah o robô é bastante usado na cirurgia urológica, com resultados iguais ou superiores ao da cirurgia laparoscópica e ainda garantindo menor tempo de internação. No caso na retirada de tumores de próstata, o tempo médio de internação é de 24 a 48 horas.

  • Dr Victor Srougi
  • CRM: CRM/SP 100.560
  • Telefone: +55 11 5080-7800
  • Lattes Linkedin

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP e com residência em cirurgia geral e em urologia, Dr. Victor atua no Hospital Moriah com ênfase na cirurgia robótica e minimamente invasiva. Atua também com doenças benignas da próstata e cálculos do sistema urinário.

As doenças urológicas são extremamente comuns. Calcula-se que uma em cada dez pessoas vai apresentar cálculo renal em algum momento da vida. Da mesma forma, o crescimento benigno da próstata atinge 90% dos homens com o passar dos anos.

O câncer de próstata também é bastante incidente, com estimativa de 68.220 novos casos em 2018*, sendo o primeiro câncer mais comum entre os homens (depois do câncer de pele não melanoma, que afetas ambos sexos). Felizmente, o diagnóstico precoce e as novas alternativas de tratamento fazem com que a cura seja o desfecho para a grande maioria dos pacientes.

Para o Dr. Victor, também especializado em tumores de rim, apesar de mais raros, hoje é possível operar apenas o nódulo, preservando o órgão, com a ajuda da cirurgia robótica.

Outras área de atuação do cirurgião são o tratamento do aumento benigno da próstata com laser, por meio de um procedimento minimamente invasivo e também as cirurgias reconstrutoras de rim e ureter, feitas por meio da laparoscopia (cirurgia minimamente invasiva que usa o vídeo como recurso principal).

Suas principais áreas de estudo estão na cirurgia robótica para tumores de próstata, o uso da cirurgia laparoscópica para diversas doenças urológicas, tumores de rim e supra-renal e tumores de bexiga.

(*Instituto Nacional do Câncer – INCA, 2018)

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais