Doenças e sintomas

Os Cânceres ginecológicos mais prevalentes são os de colo de útero e de ovário. Mas as mulheres podem ainda sofrer com os tumores de endométrio, vagina e vulva. Essas doenças podem ter bom prognóstico se detectadas precocemente, por isso a importância da consulta médica anual e exames diagnósticos.

Na maioria dos casos, com exceção do Câncer do corpo do útero (endométrio), a paciente não tem sintomas prévios e a doença acaba se manifestando tardiamente.
O Moriah oferece todos os exames ginecológicos necessários para um acompanhamento eficaz da saúde da mulher.

Câncer do Colo do Útero

O Câncer do colo do útero é o tumor maligno ginecológico mais comum. Quando em estágios iniciais, pode ser assintomático, sendo diagnosticado por alterações no exame preventivo citológico (Papanicolau). Quando sintomático, apresenta-se com sangramento vaginal após as relações sexuais, sangramento vaginal irregular com odor fétido ou saída de pus pela vagina. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do Câncer do colo do útero são infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), tabagismo, múltiplos parceiros sexuais sem proteção, início precoce das relações sexuais e deficiências de imunidade, como transplantes ou AIDS.

Câncer do Endométrio

O principal sintoma do Câncer do endométrio é sangramento uterino anormal, em especial após a menopausa. Outros relacionados são dor pélvica, sangramento entre as menstruações, sensação de peso em região pélvica, massa pélvica, sangramento menstrual intenso com necessidade de transfusão de sangue, sangramento vaginal com odor fétido. O Câncer do endométrio está relacionado ao envelhecimento (por volta dos 65 anos) e associado à Síndrome Metabólica, com Obesidade, Diabetes e Hipertensão arterial. Em alguns casos, relaciona-se também às mutações genéticas hereditárias, sendo a mais comum a Síndrome de Lynch.

Câncer de Ovário

O Câncer de ovário geralmente é assintomático ou pouco sintomático nos estágios iniciais da doença. Infelizmente, na maioria das vezes o diagnóstico se dá em estágios mais avançados. Nessa fase, apresenta-se com massas pélvicas, emagrecimento, aumento do volume abdominal, desconforto gástrico, alteração do hábito intestinal e urinário. O Câncer de ovário está também relacionado com o envelhecimento populacional e com mutações genéticas hereditárias (Síndrome do Câncer Mama-Ovário), como a mutação nos genes BRCA1 e BRCA2.

Tratamentos

Os Cânceres do aparelho reprodutor feminino têm, quase sempre, tratamento cirúrgico, que pode ou não ser acompanhado de tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e hormonioterápicos, entre os mais comuns.

Praticamente todas as cirurgias ginecológicas podem ser feitas pelo robô cirúrgico, possibilitando menor sangramento, menor tempo cirúrgico e alta e recuperação mais rápidos.

Equipe Médica

dr mariano tamura hospital moriah

Dr. Mariano Tamura

CRM/SP: 87.389

Currículo Lattes

Médico graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP em 1996, com Residência Médica em 2000 e Doutorado em 2005 pela mesma Instituição. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO

Solicite um orçamentoAgende sua consulta

ou ligue para

(11) 5080 7800


Notícias relacionadas

Ginecologista fala sobre enjoos na gravidez

Ginecologista fala sobre enjoos na gravidez

No quadro “O Hospital Responde” (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV), a ginecologista Juliana…

Continue lendo

Saiba mais sobre cólica menstrual

Segundo uma pesquisa do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e…

Continue lendo