Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Endometriose

Doenças e Sintomas

A endometriose é uma doença que acomete mais de 2 milhões de mulheres por ano, no Brasil. Ela acontece quando o tecido que reveste o útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, podendo invadir ovários, trompas, bexiga e até intestinos. É como um tumor, mas benigno.
A doença causa dor intensa, com piora no período menstrual, dor na relação sexual e pode levar à dificuldade para engravidar.
Existem algumas teorias baseadas em evidências experimentais e clínicas que buscam justificar o motivo pelo qual a doença ocorre. A teoria mais conhecida é chamada de “Teoria de Sampson” ou teoria da menstruação retrógrada, relacionada à menstruação que volta pelas tubas uterinas para a cavidade abdominal. Com isso, células endometriais que estavam dentro do útero podem se implantar nos órgãos pélvicos, como útero, ovários, peritônio, intestino, bexiga e, desta forma iniciar a doença.

Shutterstock 485050501 - Hospital Moriah

Tratamento

O tratamento inicial da endometriose pode ser medicamentoso, mas em alguns casos somente a remoção cirúrgica desse tecido devolve a qualidade de vida à mulher, possibilitando inclusive gestação e parto saudáveis.
No Moriah, os procedimentos de endometriose são feitos utilizando o robô cirúrgico, que possibilita uma cirurgia rápida, com menor sangramento e proteção dos órgãos abdominais, de forma a possibilitar também um retorno mais rápido das pacientes às suas atividades.

Equipe Médica

Dr. Mariano Tamura

CRM/SP: 87389
Telefone: +55 11 5080 7800

Médico graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP em 1996, com Residência Médica em 2000 e Doutorado em 2005 pela mesma Instituição. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO

Dra. Vanessa Alvarenga Bezerra

CRM/SP: 174167
Telefone: +55 11 5080 7800

Médica ginecologista, graduada em Medicina pela Universidade Nove de Julho (2015) e Residência Médica em pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2016-2019).

    • Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde
    • Ciências médicas pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2020-2022)
    • Realizou diversos cursos de treinamento em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva nacionais e internacionais
    • Linha de pesquisa: Cirurgia ginecológica em doenças benignas (endometriose e mioma) / Cuidados Perioperatórios em Ginecologia / Oncoginecologia
    • Membro da International Gynecologic Cancer Society (IGCS) – Membro da European Society of Gynecological Oncology (ESGO)
    • Membro da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL) – Associada a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)