Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Hospital Moriah apresenta novo robô para ortopedia

Sistema robótico chamado ROSAR Knee auxilia na colocação de próteses de joelho com mais precisão, evitando possível dor para o paciente

Em dezembro o Hospital Moriah implementa um novo robô auxiliar nas cirurgias de tratamento da artrose do joelho com colocação de prótese. A cirurgia robô-assistida pelo ROSAR Knee auxilia médicos no posicionamento e condução na colocação dessas próteses.

Embora não seja comum, pode acontecer um posicionamento não ideal da prótese, o que após anos, poderia repercutir em dor ou até dificuldade na movimentação.

O alinhamento inadequado pode gerar esse desequilíbrio, e pode acontecer em situações onde o instrumental usado na cirurgia não oferece acurácia suficiente para restaurar a estabilidade e equilíbrio naturais do joelho (1).

O sistema robótico trazido pioneiramente para o Hospital Moriah, para as cirurgias de joelho, prevê maior acurácia por meio de um sistema intuitivo e planejado para os cortes exatos, que ajuda o cirurgião ortopedista desde o início do planejamento cirúrgico (2). O robô também oferece uma ferramenta de validação para a exata colocação do “novo revestimento do joelho”, impedindo folgas e o não ajuste perfeito da prótese à anatomia do paciente.

“A cirurgia de joelho bem-sucedida depende da habilidade do cirurgião, da qualidade da prótese, da qualificação e preparo do hospital e dos instrumentais que serão utilizados. O ROSAR Knee permite a eficiência de instrumentos e processos, o que reflete diretamente na recuperação da mobilidade e da qualidade de vida do paciente”, ressalta Dr. Marco Demange, ortopedista especialista em cirurgia de joelho do Hospital Moriah.

A primeira cirurgia aconteceu em 21 de dezembro, com um paciente do sexo masculino de 62 anos. O paciente teve alta em 48 horas.

Na foto: a instrumentadora Erica Santili e os Drs. Marco Demange, Bruno Zanon, Camila Cavalheiro, Alexandre Teruya, Livia Maria Valim e Jader Junqueira

Referências

1. Parratte S. et al, The Journal of Arthroplasty, 2019.

2. Parratte S. et al, Journal of Bone Joint Surgeon, 2008.

Outros artigos que podem te interessar