Em parceria com a UNIFESP, pacientes recrutadas vão ser tratadas com radiofrequência

Um estudo prospectivo com 30 pacientes entre 18 e 45 anos vai avaliar o uso da radiofrequência para a diminuição de miomas uterinos e melhora na qualidade de vida das mulheres que sofrem com esse problema.

Em parceria com o setor de mioma uterino e doenças benignas do útero da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, o protocolo da pesquisa incluirá a seleção de pacientes que se submeterão ao procedimento de radiofrequência no Hospital Moriah.

A radiofrequência é uma intervenção minimamente invasiva que, por meio de uma agulha introduzida dentro do mioma, por via vaginal, destrói o tumor pela alta temperatura.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral e com alta no mesmo dia, com baixa incidência de dor pós-operatória.

O que é Mioma?

Os miomas uterinos são tumores benignos de músculo liso que afetam mulheres durante a idade reprodutiva e são os tumores de maior incidência no sexo feminino, chegando a acometer 70% delas antes da menopausa.

Entre os fatores de risco, embora a causa seja relativamente incerta, a raça negra sempre apresentou maior incidência da doença. Mas a diferença étnica ainda é interrogada se deve-se a alterações genéticas ou ambientais. Idade a partir dos 30 anos e ganho de peso foram relacionados ao aumento da incidência dos miomas uterinos também.

O estudo

Além de obter informações a respeito dos resultados da radiofrequência na destruição do mioma, o estudo ainda vai oferecer dados sobre a qualidade de vida da mulher após o procedimento, em comparação a outros métodos de tratamento minimamente invasivo também indicados para os miomas. Esse levantamento será feito por meio de questionários aplicados periodicamente após o tratamento, até 36 meses depois.

Para se inscrever, mulheres com diagnóstico de miomas podem entrar em contato com o Hospital Moriah pelo número (11) 5080-7890 dizendo que gostariam de se inscrever no estudo de miomas.

Serão aceitas inscrições de mulheres maiores de 18 anos, moradoras da Grande São Paulo. Após a triagem, que será feita no Hospital Moriah, as mulheres serão acompanhadas em ambos hospitais: Hospital Moriah e setor de mioma uterino e doenças benignas do útero da Universidade Federal de São Paulo (campus Vila Clementino).

Serviço:

Estudo prospectivo do uso da radiofrequência em miomas uterinos

Hospital Moriah/UNIFESP
Inscrições: (11) 5080-7890

Quem pode se inscrever: mulheres acima de 18 anos com diagnóstico inicial de mioma uterino.

Número de inscrições: 100

As consultas de triagem serão oferecidas de acordo com a disponibilidade dos médicos participantes do estudo, nos consultórios do Hospital Moriah em Moema – S. Paulo.


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Urologista fala sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O quadro 'O Hospital Responde' convidou o Dr. João Manzano, urologista do Hospital Moriah, para falar sobre o câncer de…

Continue lendo

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um estudo recente concluiu que manter a contagem da quantidade de passos que damos por dia ajuda a prevenir doenças…

Continue lendo

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Crianças estão mais altas e obesas, revela estudo da Fiocruz

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz sobre as crianças brasileiras mostrou que elas estão mais altas e acima do peso. O…

Continue lendo