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Indicadores de Qualidade

A política de atendimento do Hospital Moriah é solidificada nos pilares da qualidade e da segurança. Por isso, orgulhosamente apresentamos os nossos indicadores de Qualidade.

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Indicador

O que é?

no Moriah

Referência

Infecção de sítio cirúrgico em cirurgia limpa

0,36 %

0,53 %

Refere-se ao número de infecções no local da cirurgia. Consideramos apenas as cirurgias limpas, que são aquelas que acontecem em locais do corpo que são estéreis, ou seja, em tecidos não infectados, sem inflamação e onde não houve penetração nos tratos respiratório, gastrointestinal, genital ou urinário.

TMP - Taxa Média de Permanência

1,15 dias

5 dias

A Taxa Média de Permanência é usada como indicador de eficiência. Uma menor permanência reduz o custo da internação e a exposição do paciente às infecções e às intercorrências comuns na internação. A alta precoce representa um ganho para o paciente, pois fora do ambiente hospitalar ele fica exposto a menos riscos.

Reinternações

2,9 %

20 %

A taxa de reinternação mostra o percentual de pacientes que tiveram que voltar a serem internados no prazo de até 30 dias após a sua alta por complicações relativas à primeira internação.

NPS

90 %

O Net Promoter Score é uma metodologia usada mundialmente para avaliar o nível de lealdade e de recomendação que o usuário faz de algum serviço.

Acionamento de Campainha

97 %

Os leitos de internação do Hospital Moriah são equipados com campainhas para que os pacientes possam acionar as equipes de enfermagem. Mensuramos o tempo que discorre entre o acionamento da campainha até o deslocamento do enfermeiro no quarto. A principal premissa deste indicador é garantir a eficiência das equipes no atendimento ao paciente.

Quedas de Pacientes Internados

0,41

2,2

Fatores como a idade avançada, uso de medicamentos, mobilidade reduzida, histórico de saúde e até as características de um ambiente físico (como o desnivelamento de piso, objetos no chão, barras de apoio nos banheiros) podem favorecer a queda de pacientes internados. Em alguns casos, as quedas podem resultar em graves consequências, como fraturas, hematomas ou sangramentos, levando até ao óbito.

Protocolo de Hipotermia

98 %

Superior a 36ºC

O Protocolo de Hipotermia do Hospital Moriah visa monitorar a temperatura corporal dos pacientes, minimizando possíveis complicações clínicas ou cirúrgicas decorrentes das baixas temperaturas corporais.

Pontualidade em Centro Cirúrgico

80,5 %

A otimização dos tempos de sala cirúrgica refletem a eficácia na gestão do giro de salas. Na prática, isso significa que se uma cirurgia acontece dentro do horário previsto, os demais agendamentos não serão afetados, garantindo assim a potencialização de todos os recursos (humanos e materiais) empregados.

Relação Enfermeiro x Sala Cirúrgica

A relação enfermeiro x sala cirúrgica corresponde ao número de profissionais dedicados aos atendimentos de uma sala cirúrgica. Quanto mais salas cirúrgicas estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

Relação Enfermeiro x Leito

A relação enfermeiro x leito corresponde ao número de leitos de internação aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

Relação Enfermeiro x UTI

A relação enfermeiro x UTI corresponde ao número de leitos de UTI aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

Tempo Médio de Atendimento Médico na UR (Unidade Referenciada)

Este indicador mede o tempo médio até o atendimento dos pacientes na Unidade Referenciada (Pronto Socorro) do Hospital Moriah. Considera-se como permanência do paciente na UR o tempo entre a abertura de ficha e o início do atendimento médico.

Demonstrar as perdas de materiais e medicamentos (uso racional)

0,04 %

0,5 %

Esta taxa reflete o percentual de materiais e medicamentos que são dispensados ao paciente e depois confrontados com as evidências apontadas em seu prontuário. Este trabalho é posto em prática por uma equipe de auditoria interna e, com esta ação, é possível distinguir o que são glosas (perdas) e cobrança indevida (sem perdas). Desta forma, o Hospital Moriah garante o uso racional de insumos e recursos.

Tempo Médio (em horas) de Elaboração de Orçamento com OPME

9 horas

Considera-se OPME as órteses, próteses e materiais especiais necessários para determinados procedimentos cirúrgicos. O tempo de elaboração de um orçamento para cirurgias com OPME é acompanhado pela equipe de Relacionamento Médico, monitorando o tempo de resposta das áreas de Suprimentos, Orçamentos e fornecedores.

INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM CIRURGIA LIMPA

Centro Cirurgico Icon 01 - Hospital Moriah
0 %

Refere-se ao número de infecções no local da cirurgia. Consideramos apenas as cirurgias limpas, que são aquelas que acontecem em locais do corpo que são estéreis, ou seja, em tecidos não infectados, sem inflamação e onde não houve penetração nos tratos respiratório, gastrointestinal, genital ou urinário. Este indicador está abaixo dos indicadores internacionais e nacionais. Para comparação, o indicador da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) foi de 0,46%. De modo geral, os índices de infecção aceitáveis para cirurgias limpas variam de 1 a 5% (Manual de Orientações e Critérios Diagnósticos). Dados referentes ao período de janeiro/abril de 2020.

TMP

Leito Icon 01 - Hospital Moriah
0

dias

A Taxa Média de Permanência é usada como indicador de eficiência. Uma menor permanência reduz o custo da internação e a exposição do paciente às infecções e às intercorrências comuns na internação. A alta precoce representa um ganho para o paciente, pois fora do ambiente hospitalar ele fica exposto a menos riscos. A taxa média dos hospitais da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) em 2019 foi de 4,04 dias. Dados referentes ao ano de 2019.

REINTERNAÇÕES

Pacientes Icon - Hospital Moriah
0 %

A taxa de reinternação mostra o percentual de pacientes que tiveram que voltar a serem internados no prazo de até 30 dias após a sua alta por complicações relativas à primeira internação. Para efeitos comparativos, no Medicare, sistema de saúde americano, cerca de 20% dos pacientes voltam a ser reinternados em até 30 dias após a alta. A ANAHAP (Associação Nacional de Hospitais Privados) também considera como meta a reinternação de 20% de pacientes em até 30 dias após a alta. Dados referentes ao ano de 2020 (janeiro/abril).

NPS

Icon Satisfacao - Hospital Moriah
0 %

O Net Promoter Score é uma metodologia usada mundialmente para avaliar o nível de lealdade e de recomendação que o usuário faz de algum serviço. O score vai de -100 a 100. O Hospital Moriah encontra-se na chamada Zona de Excelência: NPS entre 76 e 100. Dados referentes ao ano de 2019.

Infecção de sítio cirúrgico em cirurgia limpa

TMP

A Taxa Média de Permanência é usada como indicador de eficiência. Uma menor permanência reduz o custo da internação e a exposição do paciente às infecções e às intercorrências comuns na internação. A alta precoce representa um ganho para o paciente, pois fora do ambiente hospitalar ele fica exposto a menos riscos. A taxa média dos hospitais da ANAHP em 2019 foi de 4,04 dias.

Reinternação

A taxa de reinternação mostra o percentual de pacientes que tiveram que voltar a serem internados no prazo de até 30 dias após a sua alta por complicações relativas à primeira internação. O sistema público de saúde britânico, National Health Sistem (NHS), apresenta uma taxa de 10% dos pacientes sendo reinternados neste prazo.

NPS

O Net Promoter Score é uma metodologia utilizada para avaliar o nível de satisfação geral dos nossos clientes, sejam pacientes, familiares ou visitantes. Entendemos que é preciso ouvir individualmente o que cada cliente tem a dizer, pois nosso objetivo é tratá-los de forma única, visando que todos possam receber a melhor experiência possível.

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de qualidade

0 %
Período de

2020

Infecção de sítio cirúrgico em cirurgia limpa

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Dias em

2019

TMP

0 %
no período de

2020

Janeiro a Abril

Reinternação

0 %
no período de

2019

NPS