

Instituto de Miomas Hospital Moriah
Home » Instituto de Miomas
Instituto de Miomas
O Instituto de Miomas do Hospital Moriah nasce da necessidade de um olhar mais especializado para um problema que afeta quase 50% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva.
Para isso, houve a união de reconhecidos ginecologistas especializados no assunto a outros profissionais que complementam o tratamento, olhando a mulher de forma integral, individualizada e compreensiva, com o objetivo de preservação do útero.
Temos as opções de tratamento menos invasivas e mais modernas, mas é importante ir além. A mulher que sofre com a doença precisa do correto diagnóstico e do tratamento personalizado que irá ao encontro da sua forma de viver e seu bem estar, além do acompanhamento e reabilitação da sua qualidade de vida.
O Instituto de Miomas atua desde a promoção da saúde, com campanhas de educação sobre saúde feminina, até elaboração e participação em estudos relevantes sobre essa doença tão frequente e, por vezes, impactante no dia-a-dia da mulher.
Doença e Sintomas
➢ 50% das mulheres
➢ Paredes ou cavidade do útero
➢ Sintomas: sangramento menstrual intenso, cólica menstrual, infertilidade
No Brasil, cerca de 50% mulheres são acometidas por miomas. Alguns são pouco sintomáticos, mas outros trazem sérios problemas. O mioma é um tumor benigno que se instala nas paredes ou na cavidade do útero.
Ele pode causar sangramento menstrual muito intenso e prolongado, além de cólica menstrual importante. Quando pouco sintomático, sua descoberta acontece nos exames de rotina.
Em alguns casos, o mioma pode levar à dificuldade para engravidar, necessitando de tratamento para que a mulher engravide espontaneamente ou com o auxílio de técnicas de fertilização, a depender de cada caso.
Não se sabe exatamente porque as células do útero sofrem alterações e geram os miomas, mas sabe-se que eles usam os hormônios femininos como fonte de energia para o seu crescimento.
Alguns fatores aumentam o risco do surgimento de miomas, dentre os quais destacamos a história familiar de mãe e irmã com mioma, a afrodescendência e o sobrepeso ou obesidade.

Equipe Médica
Tratamento
O tratamento do mioma pode ser medicamentoso ou por meio de cirurgias conservadoras (miomectomia – retirada dos miomas e preservação do útero) e outros tratamentos minimamente invasivos, como a embolização e a radiofrequência. Infelizmente, em alguns casos extremos pode ser necessário que se retire o útero (histerectomia).
A cirurgia robótica é a principal opção cirúrgica no Moriah para a realização da remoção de miomas, otimizando o tempo de recuperação da paciente, que sangra menos e tem uma cirurgia mais segura e menos traumática. Assim, ela volta rapidamente para suas atividades normais.
A robótica promove ao cirurgião uma visão em 3D, movimentação mais precisa e maior segurança para ele e para a paciente, principalmente para miomas volumosos, que são desafiadores para uma cirurgia minimamente invasiva.
Outra opção que pode ser recomendada às pacientes do Moriah é a embolização de miomas, um tratamento eficaz em que os tumores são “destruídos”, obstruindo as artérias que levam sangue a eles. Nesse procedimento, a paciente pode ter alta no mesmo dia. Pequenas esferas são introduzidas, geralmente via artéria femoral, levando à isquemia do tumor.
A radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo em que o médico introduz uma agulha, norteada por ultrassonografia, em geral via transvaginal, até atingir os miomas uterinos.
Tal agulha é um eletrodo conectado a um moderno gerador de radiofrequência, que transmitirá energia para o tumor, destruindo o mioma. É um procedimento de curta duração, também com previsão de alta no mesmo dia.