Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Instituto de Miomas Hospital Moriah

Instituto de Miomas

O Instituto de Miomas do Hospital Moriah nasce da necessidade de um olhar mais especializado para um problema que afeta quase 50% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva.

Para isso, houve a união de reconhecidos ginecologistas especializados no assunto a outros profissionais que complementam o tratamento, olhando a mulher de forma integral, individualizada e compreensiva, com o objetivo de preservação do útero.

Temos as opções de tratamento menos invasivas e mais modernas, mas é importante ir além. A mulher que sofre com a doença precisa do correto diagnóstico e do tratamento personalizado que irá ao encontro da sua forma de viver e seu bem estar, além do acompanhamento e reabilitação da sua qualidade de vida.

O Instituto de Miomas atua desde a promoção da saúde, com campanhas de educação sobre saúde feminina, até elaboração e participação em estudos relevantes sobre essa doença tão frequente e, por vezes, impactante no dia-a-dia da mulher.

Doença e Sintomas

➢ 50% das mulheres
➢ Paredes ou cavidade do útero
➢ Sintomas: sangramento menstrual intenso, cólica menstrual, infertilidade

No Brasil, cerca de 50% mulheres são acometidas por miomas. Alguns são pouco sintomáticos, mas outros trazem sérios problemas. O mioma é um tumor benigno que se instala nas paredes ou na cavidade do útero.

Ele pode causar sangramento menstrual muito intenso e prolongado, além de cólica menstrual importante. Quando pouco sintomático, sua descoberta acontece nos exames de rotina.

Em alguns casos, o mioma pode levar à dificuldade para engravidar, necessitando de tratamento para que a mulher engravide espontaneamente ou com o auxílio de técnicas de fertilização, a depender de cada caso.

Não se sabe exatamente porque as células do útero sofrem alterações e geram os miomas, mas sabe-se que eles usam os hormônios femininos como fonte de energia para o seu crescimento.

Alguns fatores aumentam o risco do surgimento de miomas, dentre os quais destacamos a história familiar de mãe e irmã com mioma, a afrodescendência e o sobrepeso ou obesidade.

Shutterstock 1222280245 - Hospital Moriah

Equipe Médica

André Assis radiologistaintervencionista Carolina Fornaciari ginecologista Carolina Resende ginecologista Edvaldo Cavalcante ginecologista Francisco Carnevale radiologistaintervencionista Fernanda Okita ginecologista Vanessa Alvarenga ginecologista Mariano Tamura coordenador Gustavo Barison ginecologista Karen Gerencer ginecologista

Tratamento

O tratamento do mioma pode ser medicamentoso ou por meio de cirurgias conservadoras (miomectomia – retirada dos miomas e preservação do útero) e outros tratamentos minimamente invasivos, como a embolização e a radiofrequência. Infelizmente, em alguns casos extremos pode ser necessário que se retire o útero (histerectomia).

A cirurgia robótica é a principal opção cirúrgica no Moriah para a realização da remoção de miomas, otimizando o tempo de recuperação da paciente, que sangra menos e tem uma cirurgia mais segura e menos traumática. Assim, ela volta rapidamente para suas atividades normais.

A robótica promove ao cirurgião uma visão em 3D, movimentação mais precisa e maior segurança para ele e para a paciente, principalmente para miomas volumosos, que são desafiadores para uma cirurgia minimamente invasiva.

Outra opção que pode ser recomendada às pacientes do Moriah é a embolização de miomas, um tratamento eficaz em que os tumores são “destruídos”, obstruindo as artérias que levam sangue a eles. Nesse procedimento, a paciente pode ter alta no mesmo dia. Pequenas esferas são introduzidas, geralmente via artéria femoral, levando à isquemia do tumor.

A radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo em que o médico introduz uma agulha, norteada por ultrassonografia, em geral via transvaginal, até atingir os miomas uterinos.

Tal agulha é um eletrodo conectado a um moderno gerador de radiofrequência, que transmitirá energia para o tumor, destruindo o mioma. É um procedimento de curta duração, também com previsão de alta no mesmo dia.

ou ligue
+55 11 5080 7800