Sobre o procedimento

Centro de Referência em Cirurgia Mamária Motiva-Moriah, do Hospital Moriah é especializado em procedimentos de alta complexidade e técnicas de última geração para o tratamento estético e médico das alterações mamárias.

Os pacientes têm à sua disposição o que há de mais moderno em cirurgias reparadoras e estéticas de mamas. Nossa completa estrutura de hospital-dia proporciona uma internação mais curta e uma recuperação mais ágil, favorecendo consideravelmente o período pós-operatório.

Coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cirurgião plástico e pesquisador de renome internacional, o Centro de Cirurgia da Mama Motiva-Moriah conta com o primeiro scanner 3D de digitalização corporal da América Latina, que oferece uma maior precisão na análise da região da mama e da superfície do tórax. As imagens obtidas são analisadas com o auxílio de um software especificamente desenvolvido para a identificação minuciosa de forma, volume, posição e presença de assimetrias mamárias, oferecendo cálculos matemáticos essenciais para um planejamento cirúrgico altamente preciso.

Este aparato oferece um diagnóstico completo com resultados mais objetivos. O exame é totalmente não invasivo, com curtíssima duração – apenas 10 segundos são necessários para obter as imagens tridimensionais. No caso de colocação de próteses, o scanner permite a visualização de uma simulação do resultado pós cirurgia, demonstrando se o volume desejado pela paciente é compatível ou não com a sua estrutura física. Esse recurso aumenta significativamente a satisfação após a colocação do implante de silicone.

O Centro de Referência em Cirurgia da Mama Motiva-Moriah disponibiliza ainda a seus pacientes a primeira prótese de silicone do mundo com revestimento construído por meio da nanotecnologia. Este tipo de prótese chega pela primeira vez ao Brasil e os estudos relacionados a ela demonstram maior durabilidade, resultados melhores a longo prazo, importante redução nos níveis de contratura muscular, entre outros benefícios. As próteses são equipadas com microchip, que permite o acompanhamento e identificação dos dados da prótese a qualquer momento no seguimento pós operatório.

Equipe médica

Dr. Alexandre Mendonça Munhoz (CRM 81555)

  • Cirurgião plástico e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Atuação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica como Coordenador da Comissão Nacional de Cirurgia Oncológica e Reconstrução da Mama.
  • Atualmente, coordena o Setor de Cirurgia Plástica do Hospital Moriah.

O Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz está à frente do Centro de Referência em Cirurgia Mamária Motiva-Moriah, encabeçando uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar focada no atendimento dos procedimentos cirúrgicos reparadores e estéticos da mama.

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no ano de 1994, especializou-se em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996 e em Cirurgia Plástica pela mesma Instituição em 1999.

No ano de 2004, obteve o título de Mestre em Cirurgia Plástica pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu doutorado em 2006 e obteve a livre-docência em 2014. É especialista em reconstrução da mama pós-câncer e cirurgia mamária estética e reparadora.

O Dr. Alexandre Munhoz atua como chefe do Grupo de Cirurgia Mamária do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e foi presidente da Comissão Nacional de Cirurgia Oncológica e Reconstrutiva da Mama da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) por 6 anos, onde também é membro especialista e titular e Coordenador da Comissão de Prêmios-SBCP. Desde 2014, atua como membro do Departamento Científico da SBCP Regional São Paulo.

Em sua carreira, já teve mais de 100 artigos científicos, sendo mais de 80 indexados na plataforma Pubmed e com índice H de 17 e mais de 1300 citações em artigos científicos internacionais. O Prof. Munhoz possui mais de 40 capítulos em livros acadêmicos publicados, 170 trabalhos apresentados em congressos e 80 palestras realizadas fora do Brasil. Em sua atuação como docente, é professor orientador pleno do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa com alunos em mestrado e doutorado e pesquisas na área de cirurgia estética e reconstrutora da mama.

Centro médico cirúrgico

O Hospital Moriah reúne o que há de mais moderno na tecnologia médica atual em procedimentos cirúrgicos estéticos e reparadores da mama. Desde as primeiras avaliações, os pacientes contam com uma equipe altamente especializada na condução de exames, que são realizados com equipamento clínico de última geração e com tecnologias modernas.

Coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cirurgião plástico e pesquisador de renome internacional, o centro de referência em cirurgia mamária conta com uma completa estrutura de hospital-dia, inspirada em modelos de hospitais dos Estados Unidos e Europa e que agregam as melhores práticas em hotelaria hospitalar com internação reduzida e uma recuperação mais rápida, proporcionando total conforto durante o tempo de hospitalização e favorecendo a reabilitação no período pós-operatório.

Nosso centro de referência em cirurgia mamária, em parceria com a empresa internacional de tecnologia em cirurgia mamária Establishment Labs/Motiva, possui o primeiro scanner 3D de digitalização corporal da América Latina. Este equipamento proporciona altíssima precisão na análise da anatomia da mama e do tórax, resultando em imagens de elevada definição. Estas imagens passam por uma análise aprofundada via software específico, permitindo assim a verificação meticulosa da posição, do volume e da forma das mamas, bem como a presença de assimetrias e outras possíveis alterações, e que podem influenciar no planejamento e resultado. Dessa forma, a programação da cirurgia é muito mais precisa, o que propicia resultados superiores.

O sistema de scanner 3D é atualmente de última geração, com qualidade similar ao de centros especializados internacionais, permitindo diagnósticos realmente objetivos, oferecendo aos pacientes agilidade no exame. Além disso, o sistema 3D realiza uma simulação de resultados da colocação de próteses de silicone antes mesmo da paciente ir para a mesa de cirurgia, verificando se o volume desejado é ou não compatível com a estrutura física. Com isso, o índice de satisfação é muito mais alto.

Todos esses recursos, aliados a um atendimento totalmente humanizado, prestado pelo conceituado corpo de profissionais e pesquisadores da área, fazem toda a diferença para o tratamento, acompanhamento e recuperação dos pacientes do Hospital Moriah.

Estrutura

Unidade de Internação

Os pacientes contam com uma equipe de enfermagem altamente qualificada para orientá-los e apoiá-los durante o processo assistencial. O período de internação também é acompanhado pela equipe da Hospitalidade, capacitada para atender as mais diferentes necessidades de pacientes e familiares.

UTI

Na Unidade de Terapia Intensiva, o médico têm à disposição as equipes médica, de enfermagem e fisioterapia altamente qualificadas para apoiá-lo no processo assistencial dos pacientes.
Considerando a importância da família no processo de saúde, a UTI não estabelece restrição ao horário de visitas de acompanhantes e familiares e está localizada numa área estratégica do edifício, onde recebe uma incidência privilegiada de luz natural, característica que humaniza o ambiente. A área conta com monitorização multiparâmetros e ventilação mecânica, todas de última geração, e foi projetada para garantir a qualidade dos cuidados intensivos.

Centro de Diagnósticos

O Centro de Diagnósticos dispõe de recursos diagnósticos de alta tecnologia e um dos diferenciais deste serviço é o acolhimento proporcionado ao paciente. Às equipes médicas é concedida a possibilidade de contato com nossa equipe de radiologia que pode antecipar demandas bem como contextualizar e discutir solicitações e hipóteses diagnósticas.

Hemodinâmica

A hemodinâmica do Hospital Moriah está inserida no conceito de sala híbrida porque viabiliza a realização de procedimentos minimamente invasivos e a campo aberto no mesmo espaço físico.Essa flexibilidade, aliada a equipamentos de sistema de navegação ultramoderno e ao arco cirúrgico, permite realizar cirurgias de alta complexidade, com precisão máxima e segurança para o paciente.

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico está estruturado para receber cirurgias de alta complexidade nos padrões internacionais de segurança. As salas operatórias são equipadas com o que há de mais moderno em tecnologia para intervenções cirúrgicas e procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica também já é realidade no Moriah. Nosso centro cirúrgico é o primeiro da América Latina a receber o robô Da Vinci Xi, o mais moderno da atualidade.
Além disso, todo o processo cirúrgico é assistido pela equipe de enfermagem que avalia as demandas de cada equipe cirúrgica e realiza interface com os médicos e seus respectivos instrumentadores e os serviços de apoio para individualizar o processo assistencial de cada equipe.
Os pacientes são diretamente beneficiados com o zelo pelos cuidados humanizados e com a integração das equipes diretamente envolvidas com o processo cirúrgico que aliam os princípios de qualidade e segurança.

Hospital Moriah excelência em valores humanistas

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Estrutura

O Hospital Moriah é um dos mais novos e modernos centros médico-cirúrgicos de alta complexidade do Brasil e surge com a proposta de inovar a atenção à saúde neste segmento.

Consultórios

O Hospital Moriah conta profissionais qualificados e comprometidos com uma assistência ética e humana. Todos os médicos são credenciados nas especialidades atendidas.

Convênios

O Hospital Moriah conta com o atendimento a um amplo conjunto de operadoras de saúde.

Política de Atendimento

Também conhecida como o Jeito Moriah de Atender, está fundamentada na junção de três aspectos fundamentais para a saúde.

Responsabilidade Social

A missão, a visão e os valores fundamentais do hospital propõem uma participação na sociedade seguindo os princípios da transparência, ética e na sustentabilidade, buscando o equilíbrio.

Comitê de Ética em Pesquisa

Organismo competente para realizar avaliação ética de todos os protocolos de pesquisa do HM que envolvam seres humanos, respaldado pela Legislação sobre ética em pesquisa vigente.

Hospital Moriah

Avenida Moaci 974 - Moema 04083 002 - São Paulo SP

Email

contato@hospitalmoriah.com.br

Telefone

55 11 5080 7800

Redes Sociais