O grupo KIPO (Knowledge Intensive on Perioperative Care) Acadêmico nasceu no fim de 2014 com o objetivo de aproximar acadêmicos de Medicina de diversas faculdades do país ao cotidiano do cuidado perioperatório em hospital privado com foco na humanização do cuidado do paciente cirúrgico.

O grupo, encabeçado por anestesiologistas com experiência em procedimentos cirúrgicos complexos (transplantes, cirurgia robótica) e pacientes graves, realiza reuniões mensais sobre temas relacionados à medicina perioperatória (como monitorização hemodinâmica, reposição volêmica, diagnóstico e tratamentos de coagulopatias). De acordo com o Dr. Alexandre Teruya, líder do KIPO, a iniciativa surgiu em um contexto onde a profissão médica sofria questionamentos, principalmente dos acadêmicos de medicina. “Criamos o programa  pensando em aproximar o jovem estudante ao cotidiano de profissões que zelam pela humanização da medicina em ambiente hospitalar. Por isso, além de promover workshops, aulas e estágios, apresentamos ao estudante especialidades cirúrgicas e os desafios e conquistas de renomados médicos que aliam diariamente conhecimento e humanização”.

No dia 09 de março, o auditório do Hospital Moriah (São Paulo) recebeu uma aula sobre Transplante Cardíaco. Ministrada pela Dra. Paola Keese Montanhese, especializada em Cirurgia Cardiovascular, a aula teórica recebeu cerca de 100 alunos representando 16 faculdades de medicina de todo o estado de São Paulo.

O Programa KIPO planeja, para 2017, que seja realizada uma aula teórica a cada três semanas (no Auditório do Hospital Moriah) e seis workshops, alcançando mais acadêmicos de outras cidades do estado de São Paulo e de outros estados brasileiros.

 


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Saiba qual é a relação entre hérnia abdominal e obesidade

Saiba qual é a relação entre hérnia abdominal e obesidade

As hérnias abdominais atingem entre 20% e 25% da população adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia.…

Continue lendo

Saiba quais podem ser os efeitos colaterais da quimioterapia

Saiba quais podem ser os efeitos colaterais da quimioterapia

Segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram registrados 625 mil novos casos de câncer no Brasil somente…

Continue lendo

Saiba quais são os riscos da alergia alimentar

Saiba quais são os riscos da alergia alimentar

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 8% das crianças sofrem com algum tipo…

Continue lendo