Marcada por desconfortos abdominais, ela confunde os pacientes. Mas um ponto começa a se esboçar: nosso comportamento impacta a prevenção e o controle

Até pouco tempo atrás, o órgão em formato de tubos emaranhados que ocupa grande parte da barriga vivia envolto em mistérios. Achavam que sua atuação se limitava à digestão, à absorção de nutrientes e, claro, à eliminação das sobras. Graças ao empenho de inúmeros cientistas, porém, descobriu-se que o intestino tem conexões diretas com a imunidade e a saúde mental.

Na verdade, quando ele desanda, o corpo todo padece. Mas, complexo por natureza, aquele labirinto armazenado no ventre segue despertando dúvidas, angústias e confusões. Uma das principais diz respeito a uma condição cada vez mais diagnosticada nos consultórios, a síndrome do intestino irritável (SII).

Estima-se que ela atormente ao menos 10% da população com gases, inchaços e dores abdominais. Não raro, o quadro aparece embolado em meio à suspeita de outras encrencas, como intolerâncias alimentares, doenças inflamatórias e até verminoses. Só o olhar meticuloso do médico e alguns exames conseguem desfazer enganos — um processo que nem sempre é simples e rápido.

Diagnóstico e sintomas

“A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional, definido por parâmetros baseados em sintomas e na exclusão de causas orgânicas para essas manifestações”, caracteriza o problema o cirurgião do aparelho digestivo Flávio Kawamoto, do Hospital Moriah, em São Paulo. Ou seja, os testes não apontam questões anatômicas ou lesões físicas no órgão.

Confira a matéria completa no site da Veja Saúde em https://saude.abril.com.br/medicina/sindrome-do-intestino-irritavel-entenda-a-relacao-com-o-estilo-de-vida/


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Um alerta sobre o combate ao câncer de próstata!

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância de se informar contra o combate ao câncer de próstata, conhecendo a…

Continue lendo

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Mais de 30% dos homens com mais de 50 anos sofre com o crescimento da próstata e essa condição é a principal causa de…

Continue lendo

Dia de combate ao Câncer: Saiba quais são os fatores de risco para que a ele venha precocemente

Dia de combate ao Câncer: Saiba quais são os fatores de risco para que ele venha precocemente

Você sabe quais são os fatores de risco para o surgimento do câncer? Confira na matéria a explicação do Dr. Bruno…

Continue lendo