Nós ligamos pra você!

Deixe seu nº de telefone

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Tail Spin - Hospital Moriah
Carregando...

Cirurgia de Ombro e Cotovelo

Doenças e Sintomas

Ombros e cotovelos são uma subespecialidade da Ortopedia que atua em uma ampla gama de alterações dessas articulações. Esse amplo espectro varia desde malformações congênitas, doenças adquiridas até as lesões traumáticas e associadas ao esporte. 

Essas articulações são as que têm maior movimento do corpo, sendo, portanto, de suma importância desde as atividades do dia a dia até as atividades esportivas.

As lesões mais comuns são:

Lesão de tendão mais comum do ombro, causa dor e/ou perda de força. 

Calcificação dos tendões do manguito rotador, lesão muitas vezes extremamente dolorosa, geralmente de tratamento não cirúrgico.

Perda grave dos movimentos do ombro com dor, geralmente de tratamento não cirúrgico. 

Ocorre como resultado de má postura crônica ou outras causas que façam com que o trajeto do plexo braquial seja comprimido, causando dor, perda de força e formigamento no membro superior.

Além do manguito outros tendões do ombro como bíceps, peitoral e outros podem necessitar reparo cirúrgico.

A articulação do ombro sai de seu eixo de movimentação com grande dor e perda de função, durante os episódios da luxação.

São desgastes da articulação com dor e perda da mobilidade, em casos mais avançados seu tratamento necessita de artroplastia (prótese). 

É a alteração dos tendões extensores do cotovelo por sobrecarga, que com o tempo pode evoluir para lesão dos extensores e dor. Geralmente associada ao tênis, por isso é conhecida como “cotovelo de tenista”.

Uma das lesões tendinosas mais comuns do cotovelo em nossa prática clínica, geralmente ocorre por cargas extrínsecas em atletas de alta demanda. Necessita intervenção cirúrgica de forma rápida afim de evitarem-se retrações e necessidade de enxerto.

É uma das compressões mais comuns dos nervos periféricos, geralmente no cotovelo, causando dor, formigamento e perda de sensibilidade nos dedos anelar e mínimo.

É a perda de movimento sequelar do cotovelo. Ocorre em geral como resultados de longos tempos de imobilização, cirurgias prévias e outras causas de retração e aderências da cápsula articular.

Ocorre como resultado do mal funcionamento da musculatura da cintura escapular, podendo ser resultado de uma síndrome do desfiladeiro torácico neurológica, lesão do manguito ou lesões diretas de nervos.

A equipe do Hospital Moriah conta com especialistas preparados para avaliar e conduzir casos de todos os níveis de complexidade. 

Shutterstock 129509480 - Hospital Moriah

Tratamento

Principais técnicas:

Ombro

Técnicas criadas pelo Dr. José Carlos. São usadas para tentar reequilibrar a mecânica e estabilidade do ombro em situações complexas de lesão muscular e neurológica.

Uma das lesões mais comuns do ombro, ocorre por lesão da inserção de um ou mais tendões do manguito rotador e sua reinserção é feita utilizando uma câmera de 4mm de diâmetro e pequenos portais. 

Cirurgia criada pelo Dr. José Carlos em colaboração com colegas de seu centro de formação e o famoso Alps Surgery Institute de Annecy-França. É feita em alterações compressivas dos nervos, que causam dores, perda de força e formigamento no ombro e região cervical.

É indicada principalmente em atletas, que apresentam ruptura do peitoral maior, principalmente durante o exercício de supino na academia.

Cirurgia criada pelo Dr. José Carlos e indicada nos casos de grave perda óssea secundária à luxação do ombro.

Cirurgia que teve seu início quase concomitantemente em vários locais do mundo e nas Américas teve como pioneiro o Dr. José Carlos. É indicada para atletas e pacientes com muita recorrência da luxação do ombro, mas com perdas ósseas não tão substanciais.

Indicada nas luxações mais simples e sem perda óssea.

Indicada em casos de grave perda óssea, osteoartrose, artrite e sequelas de fratura. Em nosso serviço fazemos o planejamento cirúrgico com softwares específicos e reconstruções de imagens tomográficas em 3D. Em um futuro muito próximo esses avanços possibilitarão o uso do robô ROSA nesses procedimentos.

Cotovelo

cirurgia realizada através de 2 pequenos portais de cerca de 4mm com uma microcâmera inserida na articulação.

Uma das lesões em atleta que deve ser tratada com urgência, afim de se evitar a necessidade de enxerto de tendão. Tem ótima e rápida reabilitação.

Lesão compressiva do nervo ulnar com formigamento dos dedos anelar e mínimo. Técnica endoscópica trazida da Itália para o Brasil pelo Dr José Carlos. Feita com pequena abertura de forma minimamente invasiva.

Indicada em casos de grave perda óssea, osteoartrose, artrite e sequelas de fratura.

Cirurgia para perdas de movimento do cotovelo que usa 4 a 5 portais com visão por uma microcâmera de 4mm de diâmetro.

Equipe Médica

Dr. José Carlos Garcia Junior

CRM/SP: 94024
Telefone: +55 11 5080 7800

É o coordenador do Serviço de Ombro e Cotovelo do Hospital Moriah.

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) em 1998, o Dr. José Carlos estudou Ombro e Cotovelo (Visiting Clinician) na Mayo Clinic (Minnesotta, EUA) e em Princeton (EUA). 

É certificado em Cirurgia Robótica pela École Européenne de Chirurgie de Paris, estudou Robótica e Microcirurgia (Fellow Research) no IRCAD da Universidade de Estrasburgo (França), onde participou de uma série de trabalhos sobre microcirurgia robô-assistida

É Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Liverpool (Inglaterra), Doutor em Ciências (PhD) pela Universidade de São Paulo (USP), Diretor da Sociedade Internacional de Microcirurgia Robótica, do IDEAL – Collaboration, sediado na Universidade de Oxford (Inglaterra), Membro da Diretoria do Comitê de Mão e Cotovelo da Sociedade Internacional de Traumatologia do Esporte e Artroscopia (ISAKOS) e Diretor do Instituto NAEON, em São Paulo.Coordena o curso internacional de ombro em conjunto com o Alps Surgery Institute de Annecy (França) e faz parte do comitê científico do Congresso Mundial de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 

Dr. Eduardo Ferreira Cordeiro

CRM/SP: 119723
Telefone: +55 11 5080 7800

Médico ortopedista formado em 2005 pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) e com residência médica e especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo na mesma instituição. Permaneceu como colaborador na área de assistência e ensino até final de 2014, ano no qual fez parte da fundação do grupo de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Instituto NAEON, sendo, desde 2015, o Coordenador da preceptoria dos Residentes.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Moriah

Semfoto 1 - Hospital Moriah

Dr. Airthon Carlos Correia

CRM/SP: 178868
Telefone: +55 11 5080 7800

É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2014) e possui Especialidade/Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Santa Marcelina (2019). Possui título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Subespecialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo no Instituto NAEON (2020) e Pós-Graduação de Medicina do Esporte e Exercício no Instituto BWS (2021). Atualmente, faz parte do Instituto NAEON e atua principalmente na área de cirurgia do Ombro e Cotovelo.