Pela primeira vez no Brasil, no último dia 29, um paciente fez a cirurgia de troca total do joelho por uma prótese usando um instrumental projetado exclusivamente para si. A partir de um escaneamento diagnóstico do joelho do paciente, feito com tomografia computadorizada, a empresa, na Suiça, criou guias para fixação da prótese em uma impressora 3D e um modelo plástico do joelho.

A necessidade de troca do joelho por uma prótese, procedimento chamado de artroplastia, existe quando a articulação está muito desgastada, a ponto da pessoa sentir dor constante e limitação da maioria dos movimentos, e nenhum outro tratamento traduz melhora. Esse problema é mais comum no quadril e no joelho e a causa pode ser o envelhecimento, lesões por esforço ou doenças.

Para realizar a cirurgia são necessárias “ferramentas” denominadas “instrumental”, que são colocadas no joelho durante a cirurgia para o encaixe das partes do implante. Esse instrumental é usado para cortar o osso onde a prótese será fixada. Quanto mais preciso for o encaixe da prótese no osso, melhor o paciente retomará sua vida, com qualidade.

Segundo o ortopedista Marco Aurelio Silvério Neves, do Hospital Moriah, “o resultado depende da capacidade técnica do médico em lidar com este instrumental e reproduzir com acuidade o planejamento feito para aquele paciente, na hora da cirurgia”.

O uso de um instrumental criado exclusivamente para o paciente, seguindo exatamente a anatomia de seus ossos reduz o tempo da cirurgia, economizando cerca de 60% do tempo gasto anteriormente e, ainda assim, garantindo menos complicações e menos sangramento, pois há menos risco de cortes do canal intramedular, que resultam também em menor tempo de internação – em média 24 horas. Tudo isso acaba por refletir em um custo geral menor no tratamento do joelho.

O paciente que teve seu joelho substituído pela prótese possui uma doença familiar, denominada Poliartrose que traz dor e limitação de movimentos básicos, como andar, dirigir e qualquer atividade física.

 


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Saiba qual é a relação entre hérnia abdominal e obesidade

Saiba qual é a relação entre hérnia abdominal e obesidade

As hérnias abdominais atingem entre 20% e 25% da população adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia.…

Continue lendo

Saiba quais podem ser os efeitos colaterais da quimioterapia

Saiba quais podem ser os efeitos colaterais da quimioterapia

Segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram registrados 625 mil novos casos de câncer no Brasil somente…

Continue lendo

Saiba quais são os riscos da alergia alimentar

Saiba quais são os riscos da alergia alimentar

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 8% das crianças sofrem com algum tipo…

Continue lendo