Hospital Moriah conta com cirurgiões especializados no tratamento dos problemas dos joelhos, além das principais tecnologias para cirurgia e diagnóstico

É comum conhecermos alguma pessoa com problema nos joelhos, sejam dores constantes ou até mesmo lesões mais delicadas. E não é para menos. Eles são articulações compostas por ossos, ligamentos e cartilagens, e as estruturas devem ser extremamente estáveis, já que são responsáveis por suportar boa parte do peso corporal e proporcionar a mobilidade necessária para caminhadas, corridas, agachamentos e uma série de outros movimentos corporais no dia a dia.

Os problemas e os desgastes dessas articulações podem acometer sedentários ou esportistas, jovens ou idosos. As lesões, sejam elas esportivas ou do envelhecimento, podem comprometer o bom funcionamento e a estabilidade dos joelhos. Embora a dor seja o principal sintoma, o inchaço, a sensação de calor local e a dificuldade para se locomover são indicativos de problemas nos joelhos. Barulhos semelhantes a estalos ou rangidos também podem estar associados aos problemas destas articulações.

DIAGNÓSTICO CERTEIRO

Por serem articulações complexas compostas por ossos, músculos, ligamentos e cartilagem, diversos tipos de lesões podem acometer os joelhos, a exemplo de luxação, fratura, inflamação, cistos, tendinites, bursites, entre muitas outras.

Um dos pontos focais para a busca das melhores alternativas é o diagnóstico e o Hospital Moriah conta com um centro de diagnósticos por imagem equipado com alta tecnologia em exames e com uma equipe de radiologistas especializada. Cada patologia requer um tratamento diferente e o avanço da tecnologia possibilita uma terapêutica integrada, que considera a gravidade da lesão e a individualidade de cada paciente.

Dentre as diversas técnicas cirúrgicas oferecidas pelo Hospital Moriah, destacam-se as realizadas pelo Dr. Marco Demange:

Videoartroscopia de joelho: é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado em diversas articulações do corpo. Por meio de uma pequena incisão, insere-se um artroscópio, equipamento de alta precisão que pode diagnosticar e tratar a lesão. Com esta técnica, a estrutura lesionada não precisa ficar totalmente exposta, já que os pequenos portais (ou incisões) garantem uma boa visualização de toda a área que deve ser tratada.

Subcondroplastia: Indicada para artroses leves a moderadas em que há alteração do osso subcondral (abaixo da cartilagem) como causa de dor. Esta técnica melhora o suporte ósseo na artrose e nas fraturas por insuficiência (“trincas” no osso abaixo da cartilagem) melhorando a dor. O grande diferencial desta técnica é ser minimamente invasiva. Trata-se de injeção de um substituto ósseo em pasta à base de fosfato de cálcio, sendo biocompatível e absorvido ao longo do tempo. Desta forma, nestes casos, pode postergar e, eventualmente, evitar cirurgias como artroplastias do joelho (prótese).

Cirurgia Robótica de joelho: o ROSA Knee é um sistema cirúrgico assistido por robô projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho e aumentar a precisão do corte ósseo e análise de amplitude de movimento. Com esse sistema, é possível fazer um planejamento pré-operatório e criar modelos planos e em 3D da anatomia óssea do paciente, bem como realizar o mapeamento intraoperatório – em tempo real – da anatomia e dos movimentos do paciente, proporcionando ainda mais precisão para o cirurgião e garantindo a personalização do procedimento e a otimização na colocação da prótese

SOBRE O MÉDICO

O Dr. Marco Demange (CRM/SP 100483 – TEOT 9229) é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2000), possui residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e é especializado em cirurgia do joelho e cirurgia do quadril.

Realizou mestrado em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas de joelho (artroplastias), doutorado em técnicas de navegação cirúrgica computadorizadas em osteomias de joelho e livre-docência na técnica de subcondroplastia, de forma pioneira no Brasil, todos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No exterior, realizou pós-doutorado nas Universidades de Harvard e Cornell, atuando em cirurgias de cartilagem, artroplastias (incluindo robótica) e procedimentos de preservação da articulação. Destacamos que ele tem o diploma médico validado nos Estados Unidos pela United States Licensing Examinations – ECFMG.

O Dr. Demange atua como professor livre-docente no departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além da intensa atuação no seu consultório privado, já publicou mais de 100 artigos científicos e variados capítulos em livros acadêmicos, além de continuar participando de diversas linhas de pesquisas na Universidade de São Paulo.

Informe publicitário publicado na edição de junho da revista Fazenda Boa Vista (n.º 36). Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Saiba tudo sobre leucemia mieloide aguda

Saiba tudo sobre leucemia mieloide aguda

O quadro "O Hospital Responde", produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV, convidou a Dra. Daniela…

Continue lendo

Saiba mais sobre a insônia

Saiba mais sobre a insônia

O quadro "O Hospital Responde" (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV) convidou o Dr. Djacir…

Continue lendo

Alzheimer: entenda os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença

Alzheimer: entenda os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença

No quadro "O Hospital Responde" (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV), o Dr. Eduardo Sousa,…

Continue lendo