Hospital Moriah é o primeiro hospital brasileiro a realizar artroplastia total de quadril com o sistema Velys®

WhatsApp Image 2022-06-02 at 08.07.49 (1)

O envelhecimento da população, doenças como artrose e osteoartrite e esportes de alto impacto, profissional ou amador, são as principais causas do desgaste das articulações do corpo, que levam à dor e perda da mobilidade e qualidade de vida.

A demanda por cirurgias de troca do quadril por próteses nos Estados Unidos aumentou 129% desde 2014 sendo estimadas 850 mil cirurgias por ano até 2030¹. No Brasil, embora não tenhamos uma estimativa segura da demanda, dada a dificuldade por diagnóstico, cerca de 12 mil cirurgias são feitas por ano.

A dificuldade de diagnóstico e encaminhamento é devida aos altos custos do tratamento e principalmente pela falta de informação, pois os pacientes ainda têm muito preconceito e falta de conhecimento quanto às inovações surgidas na medicina.

Na prótese de quadril, como a cirurgia realizada pioneiramente pelo dr. Marco Aurélio Silvério Neves, coordenador de Ortopedia do Hospital Moriah, em São Paulo, a precisão de cortes no osso que será retirado e colocação precisa da prótese que o substituirá é o que faz a total diferença no sucesso para o paciente.

O novo equipamento trata-se de uma plataforma que realiza uma sobreposição de imagens computadorizada para oferecer para o médico cirurgião o exato posicionamento do implante para cada corte e intervenção.

O sistema calcula, a partir das imagens de raio-X realizadas em tempo real por meio de um fluoroscópio em arco, exclusivo para cirurgias, todas as medidas exclusivas do corpo do paciente. Isso garante segurança para o médico na hora de realizar os passos cirúrgicos.

Para o paciente isso se traduz em mais segurança e garantia de uma prótese bem adequada ao seu corpo e seus movimentos.

O novo sistema vai ser empregado nas cirurgias de substituição total do quadril e também poderá ser usado para a substituição de joelho (que necessita de um braço robótico acoplado).

1) Singh JA, Yu S, Chen L, Cleveland JD. Rates of Total Joint Replacement in the United States: Future Projections to 2020-2040 Using the National Inpatient Sample. J Rheumatol. 2019 Sep;46(9):1134-1140. doi: 10.3899/jrheum.170990. Epub 2019 Apr 15. PMID: 30988126.


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Síndrome do intestino irritável: entenda a relação com o estilo de vida Leia mais em: https://saude.abril.com.br/medicina/sindrome-do-intestino-irritavel-entenda-a-relacao-com-o-estilo-de-vida/

Síndrome do intestino irritável: entenda a relação com o estilo de vida

Marcada por desconfortos abdominais, ela confunde os pacientes. Mas um ponto começa a se esboçar: nosso comportamento…

Continue lendo

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Um alerta sobre o combate ao câncer de próstata!

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a importância de se informar contra o combate ao câncer de próstata, conhecendo a…

Continue lendo

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Conheça o laser que trata o crescimento benigno da próstata de forma menos invasiva

Mais de 30% dos homens com mais de 50 anos sofre com o crescimento da próstata e essa condição é a principal causa de…

Continue lendo