Com foco em tratamento e acompanhamento multidisciplinar, o novo instituto deve atender pacientes com doenças das válvulas cardíacas em todas as idades.
Na última quinta, 26 de maio, o Hospital Moriah, em São Paulo, apresentou seu novo Instituto, voltado para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças valvares de todas as etiologias.
Com a presença do prefeito de São Paulo, Sr. Ricardo Nunes e da primeira-dama, Sra. Regina Carnovale Nunes, o Dr. Robinson Poffo, cirurgião cardíaco e coordenador do Instituto apresentou as premissas do novo serviço médico e o corpo clínico envolvido, que conta com 33 médicos em várias especialidades e outros profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e outros.
Para o lançamento, o presidente da Associação Internacional de Cirurgia Cardiotorácica Minimamente Invasiva, Prof. Bob Kiaii, também professor da UC Davis Heart Center, apresentou uma aula magna, diretamente de Sacramento (Califórnia, EUA).
As doenças valvares são doenças cardíacas muito prevalentes; apenas duas delas, a insuficiência mitral, atinge 10% da população acima de 75 anos e a estenose aórtica, atinge 5% dessa população. Mas há ainda as doenças congênitas e as causadas pela febre reumática – ainda bastante comum no país.





Anterior
Próximo
Você também poderá gostar de ler...
23 de junho de 2026
Tratamento da incontinência urinária grave com implante de esfíncter
Maior casuística brasileira é do médico Carlos Alberto Ricetto Sacomani que opera no Hospital Moriah A incontinência…
23 de junho de 2026
Incontinência urinária: implante em homem que retirou próstata vai chegar ao SUS, revela médico
Carlos Sacomani, urologista do Hospital Moriah, aproxima-se de 500 cirurgias de esfíncter artificial, indicadas para…
23 de junho de 2026
Manchas brancas em idosos: entenda por que elas aparecem e como prevenir
Exposição solar ao longo dos anos causa manchas brancas na pele dos idosos Pequenas manchas brancas arredondadas nos…


