Os Indicadores Assistenciais refletem a transparência dos atendimentos prestados ao paciente. No Hospital Moriah, são mensurados parâmetros importantes que evidenciam um modelo assistencial que considera, sobretudo, a segurança do paciente.

tmp

Tempo médio de permanência (internação cirúrgica)

Tempo médio (em dias) que os pacientes que realizam cirurgia permanecem internados. Uma menor permanência proporciona ao paciente uma recuperação mais segura, reduzindo sua exposição a infecções e demais intercorrências resultantes da hospitalização.

no Moriah

1,13dias

2022

Referência

< 4,29dias

(ANAHP)


hospital moriah

Taxa de infecção de sítio cirúrgico em cirurgia limpa

Refere-se ao número de infecções que podem incorrer a área operada, durante a realização de procedimentos cirúrgicos. Este indicador considera apenas as “cirurgias limpas”, que são as realizadas em partes do corpo consideradas não infectadas por si próprias, como os tecidos dos tratos respiratório, gastrointestinal, genital ou urinário.

no Moriah

0,22%

2022

Referência

0,4%

(ANAHP)


protocolo de hipotermia

Conformidade ao Protocolo de Hipotermia

Refere-se ao percentual de pacientes que estão em conformidade com o Protocolo de Hipotermia do Hospital Moriah, que visa monitorar a temperatura corporal dos pacientes e evitar a hipotermia, minimizando possíveis complicações clínicas e promovendo o bem-estar do paciente cirúrgico.

no Moriah

97%

2022

Referência
% de pacientes com temperatura superior a 36°C
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

hospital moriah

Taxa de reinternações em 30 dias (Clínica e Cirúrgica)

Refere-se ao percentual de pacientes que tiveram que voltar a serem internados no prazo de até 30 dias após a sua alta, por complicações relativas à primeira internação. A redução na taxa de reinternação pode ser entendida como um gerenciamento adequado do quadro clínico do paciente.

no Moriah

2,90%

2022

Referência

<20%

(ANAHP)


quedas de paciente

Taxa de queda (internação e UTI)

Refere-se ao número de quedas que podem acontecer ao paciente, ao levantar-se da maca ou cama, ou da própria altura, ao tentar mover-se. No Hospital Moriah, esse indicador é mensurado nos pacientes internados em leito comum ou UTI.

no Moriah

0,12%

2022

Referência

< 2,2%

(ANAHP)


Taxa de lesão por pressão (internação e UTI)

Refere-se ao percentual de pacientes que sofrem lesão por pressão, um machucado na pele ou outros tecidos, em decorrência do tempo acamado ou pelo contato com o próprio osso ou por artefato hospitalar necessário. Este indicador fornece dados importantes para o planejamento, a gestão e a avaliação das ações da equipe de enfermagem, além de fomentar ações educativas e medidas de prevenção de lesão de pele para as equipes.

no Moriah

0,33%

2022

Referência

1,44%

(INS - Infusion Nurses Society)


Taxa de flebite (internação e UTI)

Refere-se ao percentual de pacientes que apresentam flebite, que é caracterizada por qualquer tipo de inflamação da parede das veias. Este indicador relaciona o total de acessos venosos periféricos com o número de pacientes internados que apresentam o quadro de inflamação. Através desses dados, é possível atuar no planejamento de ações preventivas e terapêuticas que minimizam a ocorrência da flebite e os danos dela decorrentes.

no Moriah

0,61%

2022

Referência

<5%

(INS - Infusion Nurses Society)


Tempo médio de treino de marcha precoce em cirurgias ortopédicas (Artroplastia e Artroscopia de Quadril e Joelho)

O Hospital Moriah mensura o tempo médio que discorre entre o término das cirurgias de artroplastia e artroscopia de quadril e joelho até o momento em que o paciente faz a primeira deambulação, ainda internado. O Protocolo de Mobilização tem como objetivo oferecer estratégias, como o treino de marcha, que vão trabalhar a recuperação e o equilíbrio dos pacientes.

no Moriah

3 horas e9minutos

2022

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)