Os Indicadores de Excelência evidenciam parâmetros de qualidade no atendimento e a adesão a protocolos estruturados para garantir o bem-estar e a segurança do paciente. No Hospital Moriah, são mensurados parâmetros importantes que refletem um modelo de atendimento que coloca o paciente no centro do cuidado.

Taxa de recoleta de exames laboratoriais

Refere-se à eficácia dos processos laboratoriais, já que mensura a necessidade de o paciente realizar uma nova coleta de amostras, normalmente devido a problemas em alguma etapa da análise laboratorial.

no Moriah

0,50%

2022

Referência

2%

(Laboratório Fleury*)

*Laboratório responsável pelo processamento de análises clínicas dos exames coletados no Hospital Moriah

Taxa de extravasamento de contraste

Refere-se à mensuração do percentual de contraste (substância utilizada para melhorar a capacidade diagnóstica de determinados exames) que é extravasado de forma acidental. Esse extravasamento pode ser causado pelo deslocamento da cânula de acesso, vazamento no local da punção ou ruptura da parede do vaso sanguíneo.

no Moriah

0,20%

2022

Referência

0,9%

(INS - Infusion Nurses Society)


nps

NPS - Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia usada mundialmente para avaliar o nível de lealdade e de recomendação que o usuário faz de algum serviço. No contexto hospitalar, é um recurso utilizado para obter rápido feedback de pacientes e acompanhantes, permitindo a rápida tomada de decisões na quebra de processos ou não conformidades.

no Moriah

97%

2022

Referência
O score vai de 0 a 100 e entre 75 e 100: Excelente

acionamento de campainha

Resposta ao acionamento de campainha

Os leitos de internação do Hospital Moriah são equipados com campainhas para que os pacientes possam acionar as equipes de enfermagem. O Hospital Moriah mensura o tempo que discorre entre o acionamento da campainha até o deslocamento do enfermeiro até o quarto. A principal premissa deste indicador é garantir a eficiência das equipes no atendimento ao paciente.

no Moriah

97%

2022

Referência

<3min.

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


hospital moriah

Pontualidade no Centro Cirúrgico

A otimização dos tempos de sala cirúrgica refletem a eficácia na gestão do giro de salas. Na prática, isso significa que se uma cirurgia acontece dentro do horário previsto, os demais agendamentos não serão afetados, garantindo assim a potencialização de todos os recursos (humanos e materiais) empregados.

no Moriah

98%

2022

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

tempo setup sala cirurgica

Tempo médio de set-up de sala operatória

A redução do intervalo de tempo entre as cirurgias, o tempo de limpeza e preparo da sala cirúrgica são muito importantes porque possibilitam o ‘giro de sala’, isto é, garantem que um número maior de procedimentos seja realizado na mesma sala. A implantação de um ágil set-up também é benéfica para o paciente, que terá pontualidade no seu atendimento.

no Moriah

12min.

2022

Referência

25min.

(Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011)


tempo medio orcamentos

Tempo médio (em horas) de elaboração de orçamentos com OPME

Considera-se OPME as órteses, próteses e materiais especiais necessários para determinados procedimentos cirúrgicos. O tempo de elaboração de um orçamento para cirurgias com OPME é acompanhado pela equipe de Relacionamento Médico, monitorando o tempo de resposta das áreas de Suprimentos, Orçamentos e fornecedores. A excelência neste tempo demonstra o respeito ao nosso corpo clínico e também ao paciente.

no Moriah

94% dos orçamentos são enviados em até 24 horas após a solicitação

2023

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

hospital moriah

Tempo de espera entre a abertura da ficha e atendimento médico em Unidade Referenciada (Pronto Atendimento)

Refere-se ao percentual de pacientes que são atendidos conforme protocolo assistencial do Hospital Moriah, que preconiza o tempo médio de 15 minutos entre a abertura da ficha e o atendimento médico na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento).

no Moriah

88% dos pacientes atendidos em até 15 min. após abertura de ficha

2022

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

tempo unidade referenciada

Tempo médio de permanência na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento)

Refere-se ao percentual de pacientes que permanecem na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento) por até 4 horas, conforme protocolo assistencial do Hospital Moriah. Considera-se a permanência o tempo discorrido entre a abertura da ficha até a alta do paciente.

no Moriah

2 horas e20minutos

2022

Referência

Até4horas

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


perda de materiais

Perda de materiais e medicamentos (uso racional dos recursos)

Esta taxa reflete o percentual de materiais e medicamentos que são dispensados ao paciente e depois confrontados com as evidências apontadas em seu prontuário. Este trabalho é posto em prática por uma equipe de auditoria interna e, com esta ação, é possível distinguir o que são glosas (perdas) e cobrança indevida (sem perdas). Desta forma, o Hospital Moriah garante o uso racional de insumos e recursos, evitando o desperdício em respeito ao paciente e às fontes pagadoras.

no Moriah

0,10%

2022

Referência

0,5%

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


relacao enfermeiro sala

Relação Enfermeiro X Sala Cirúrgica

A relação enfermeiro x sala cirúrgica corresponde ao número de profissionais dedicados aos atendimentos de uma sala cirúrgica. Quanto mais salas cirúrgicas estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfermeiro para1sala cirúrgica

2022

Referência
1 enfermeiro para 3 a 4 salas cirúrgicas(COFEM)

relacao enfermeiro leito

Relação Enfermeiro X Leitos

A relação enfermeiro x leito corresponde ao número de leitos de internação aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfermeiro para7leitos

2022

Referência
1 enfermeiro para 10 leitos(COFEM)

hospital moriah

Relação Enfermeiro X UTI

A relação enfermeiro x UTI corresponde ao número de leitos de UTI aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfemeiro para4leitos

2022

Referência
1 enfermeiro para 8 leitos(COREN/2020)

Taxa de Reoperações em 30 dias

Refere-se ao percentual de pacientes que tiveram que passar por uma nova intervenção cirúrgica em até 30 dias após a realização da primeira. Uma baixa taxa de reoperação indica um planejamento e execução efetivas para a redução de complicações (nos casos cabíveis), além da assertividade na implantação de medidas preventivas.

no Moriah

1,20%

2022

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)