Usando rastreamento por tecnologia RFDI o dispositivo é usado pela primeira vez no Hospital Moriah

A retirada das mamas (uma ou ambas) é o primeiro passo para a cura do câncer e a cirurgia conhecida como mastectomia costuma ser seguida pela reconstrução imediata com uma prótese de silicone. Mas há casos em que essa reconstrução imediata não é feita, por diversos motivos, que podem variar desde a necessidade de retirada de muito tecido afetado pelo câncer, ou quando a paciente tem seios muito pequenos, ou ainda uma opção para as pacientes que se submeterão à radioterapia antes da reconstrução definitiva.

O implante de um expansor é utilizado para preparar a pele para a reconstrução definitiva e consiste em um dispositivo que é enchido de soro fisiológico progressivamente e vai aumentando até atingir o tamanho desejado das mamas e/ou deixar ambas com o mesmo tamanho.

Pioneiramente nesta semana, o coordenador da cirurgia plástica do Hospital Moriah, Alexandre Munhoz, realiza a primeira cirurgia utilizando o expansor guiado por radiofrequência. Tradicionalmente os expansores possuem um ímã para identificar o local exato para puncionar a válvula com uma agulha acoplada à seringa com soro fisiológico.

Essa tecnologia inédita no Brasil, com o Hospital Moriah realizando o primeiro procedimento, abre novas perspectivas no tratamento do câncer de mama, pela menor interferência e complicações”, esclarece Alexandre Munhoz.

A presença do ímã no expansor impede que a paciente realize exames como a ressonância magnética que é cada vez mais utilizada no acompanhamento dos cânceres de mama. A nova tecnologia de radiofrequência elimina esse problema dando segurança para que a paciente realize ressonância magnética e qualquer outro exame de imagem.

Além disso, o novo expansor possui superfície biocompatível o que diminui riscos de reação alérgica e complicações. Essas reações têm sido cada vez mais relatadas por mulheres utilizando próteses mamárias, levando a vários casos de explante das próteses, inclusive largamente abordados pela mídia.


Compartilhe nas redes sociais

Você também poderá gostar de ler...

Saiba tudo sobre leucemia mieloide aguda

Saiba tudo sobre leucemia mieloide aguda

O quadro "O Hospital Responde", produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV, convidou a Dra. Daniela…

Continue lendo

Saiba mais sobre a insônia

Saiba mais sobre a insônia

O quadro "O Hospital Responde" (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV) convidou o Dr. Djacir…

Continue lendo

Alzheimer: entenda os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença

Alzheimer: entenda os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença

No quadro "O Hospital Responde" (produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV), o Dr. Eduardo Sousa,…

Continue lendo