Os Indicadores de Excelência evidenciam parâmetros de qualidade no atendimento e a adesão a protocolos estruturados para garantir o bem-estar e a segurança do paciente. No Hospital Moriah, são mensurados parâmetros importantes que refletem um modelo de atendimento que coloca o paciente no centro do cuidado.

Taxa de recoleta de exames laboratoriais

Refere-se à eficácia dos processos laboratoriais, já que mensura a necessidade de o paciente realizar uma nova coleta de amostras, normalmente devido a problemas em alguma etapa da análise laboratorial.

no Moriah

0,25%

2023

Referência

2%

(Laboratório Fleury*)

*Laboratório responsável pelo processamento de análises clínicas dos exames coletados no Hospital Moriah

Taxa de extravasamento de contraste

Refere-se à mensuração do percentual de contraste (substância utilizada para melhorar a capacidade diagnóstica de determinados exames) que é extravasado de forma acidental. Esse extravasamento pode ser causado pelo deslocamento da cânula de acesso, vazamento no local da punção ou ruptura da parede do vaso sanguíneo.

no Moriah

1%

2022

Referência

0,9%

(INS - Infusion Nurses Society)


nps

NPS - Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia usada mundialmente para avaliar o nível de lealdade e de recomendação que o usuário faz de algum serviço. No contexto hospitalar, é um recurso utilizado para obter rápido feedback de pacientes e acompanhantes, permitindo a rápida tomada de decisões na quebra de processos ou não conformidades.

no Moriah

88%

2023

Referência
O score vai de 0 a 100 e entre 75 e 100: Excelente

acionamento de campainha

Resposta ao acionamento de campainha

Os leitos de internação do Hospital Moriah são equipados com campainhas para que os pacientes possam acionar as equipes de enfermagem. O Hospital Moriah mensura o tempo que discorre entre o acionamento da campainha até o deslocamento do enfermeiro até o quarto. A principal premissa deste indicador é garantir a eficiência das equipes no atendimento ao paciente.

no Moriah

99%

2023

Referência

<3min.

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


hospital moriah

Pontualidade no Centro Cirúrgico

A otimização dos tempos de sala cirúrgica refletem a eficácia na gestão do giro de salas. Na prática, isso significa que se uma cirurgia acontece dentro do horário previsto, os demais agendamentos não serão afetados, garantindo assim a potencialização de todos os recursos (humanos e materiais) empregados.

no Moriah

97%

2023

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

tempo setup sala cirurgica

Tempo médio de set-up de sala operatória

A redução do intervalo de tempo entre as cirurgias, o tempo de limpeza e preparo da sala cirúrgica são muito importantes porque possibilitam o ‘giro de sala’, isto é, garantem que um número maior de procedimentos seja realizado na mesma sala. A implantação de um ágil set-up também é benéfica para o paciente, que terá pontualidade no seu atendimento.

no Moriah

13min.

2023

Referência

25min.

(Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011)


tempo medio orcamentos

Tempo médio (em horas) de elaboração de orçamentos com OPME

Considera-se OPME as órteses, próteses e materiais especiais necessários para determinados procedimentos cirúrgicos. O tempo de elaboração de um orçamento para cirurgias com OPME é acompanhado pela equipe de Relacionamento Médico, monitorando o tempo de resposta das áreas de Suprimentos, Orçamentos e fornecedores. A excelência neste tempo demonstra o respeito ao nosso corpo clínico e também ao paciente.

no Moriah

96% dos orçamentos são enviados em até 24 horas após a solicitação

2023

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

hospital moriah

Tempo de espera entre a abertura da ficha e atendimento médico em Unidade Referenciada (Pronto Atendimento)

Refere-se ao percentual de pacientes que são atendidos conforme protocolo assistencial do Hospital Moriah, que preconiza o tempo médio de 10 minutos entre a abertura da ficha e o atendimento médico na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento).

no Moriah

70% dos pacientes atendidos em até 10 min. após abertura de ficha

2023

Referência
Tempo médio de 10 minutos entre a abertura da ficha e atendimento médico(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)

tempo unidade referenciada

Tempo médio de permanência na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento)

Refere-se ao percentual de pacientes que permanecem na Unidade Referenciada (Pronto Atendimento) por até 4 horas, conforme protocolo assistencial do Hospital Moriah. Considera-se a permanência o tempo discorrido entre a abertura da ficha até a alta do paciente.

no Moriah

138minutos

2023

Referência

Até4horas

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


perda de materiais

Perda de materiais e medicamentos (uso racional dos recursos)

Esta taxa reflete o percentual de materiais e medicamentos que são dispensados ao paciente e depois confrontados com as evidências apontadas em seu prontuário. Este trabalho é posto em prática por uma equipe de auditoria interna e, com esta ação, é possível distinguir o que são glosas (perdas) e cobrança indevida (sem perdas). Desta forma, o Hospital Moriah garante o uso racional de insumos e recursos, evitando o desperdício em respeito ao paciente e às fontes pagadoras.

no Moriah

0,11%

2023

Referência

0,5%

(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)


relacao enfermeiro sala

Relação Enfermeiro X Sala Cirúrgica

A relação enfermeiro x sala cirúrgica corresponde ao número de profissionais dedicados aos atendimentos de uma sala cirúrgica. Quanto mais salas cirúrgicas estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfermeiro para1sala cirúrgica

2023

Referência
1 enfermeiro para 3 a 4 salas cirúrgicas(COFEM)

relacao enfermeiro leito

Relação Enfermeiro X Leitos

A relação enfermeiro x leito corresponde ao número de leitos de internação aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfermeiro para6pacientes

2023

Referência
1 enfermeiro para 10 leitos(COFEM)

hospital moriah

Relação Enfermeiro X UTI

A relação enfermeiro x UTI corresponde ao número de leitos de UTI aos quais um profissional deve prestar assistência. Quanto mais leitos estiverem sob a responsabilidade de um mesmo profissional, maiores são as chances de sobrecarga do mesmo, possibilitando a quebra de protocolos e demais rotinas relacionadas.

no Moriah

1 enfemeiro para2pacientes

2023

Referência
1 enfermeiro para 8 leitos(COREN/2020)

Taxa de Reoperações em 30 dias

Refere-se ao percentual de pacientes que tiveram que passar por uma nova intervenção cirúrgica em até 30 dias após a realização da primeira. Uma baixa taxa de reoperação indica um planejamento e execução efetivas para a redução de complicações (nos casos cabíveis), além da assertividade na implantação de medidas preventivas.

no Moriah

1,20%

2023

Referência
(Protocolo Assistencial do Hospital Moriah)