Instituto da Hipófise

O Instituto da Hipófise do Hospital Moriah oferece o diagnóstico assertivo, tratamento multidisciplinar e cuidado especializado no tratamento dos tumores da hipófise. Com uma abordagem única e integral, os pacientes com este tumor benigno podem se ver livres da doença e de suas sequelas.

Agende sua consulta

Clique e agende online

ou agende pelo telefone

11 5080 7890


Instituto da Hipófise

Tecnologia de ponta aliada à experiência para o diagnóstico e tratamento precisos dos tumores de hipófise e base do cérebro

O diagnóstico de um tumor na região da hipófise nem sempre acontece de maneira rápida ou conclusiva. Por tratar-se de uma doença rara, essa demora pode, muitas vezes, comprometer a qualidade de vida do paciente.

O Instituto da Hipófise do Hospital Moriah atua para ampliar a conscientização sobre o assunto ao mesmo passo em que disponibiliza tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar e integrada para o tratamento destes tumores, sempre visando a diminuição das complicações pós-operatórias e a recuperação do paciente.

Agende sua consulta no Instituto
da Hipófise do Hospital Moriah

ou agende pelo telefone

11 5080 7890

Doenças e Sintomas

O que é o Tumor da Hipófise?

A hipófise (ou pituitária) é a principal glândula do nosso corpo. Está .com.brizada na base do crânio, abaixo do cérebro, e é responsável por regular o funcionamento de diversas outras glândulas que produzem hormônios importantes, como a tireoide e as suprarrenais.

Os tumores de hipófise surgem quando há o crescimento desordenado das células desta região. Também conhecidos como adenomas hipofisários, eles representam entre 10 e 15% dos tumores intracranianos e, na grande maioria das vezes, são benignos.

Os tumores de hipófise surgem quando há o crescimento desordenado das células desta região.

Os adenomas da hipófise crescem lentamente, pressionando o nervo óptico e podendo causar a perda total da visão.

Essas alterações na visão levam, muitas vezes, os pacientes a procurarem o serviço oftalmológico – mas, infelizmente, nem sempre se chega ao rápido (ou correto) diagnóstico.

Além disso, estes tumores também podem causar dores de cabeça persistentes, alterações do ciclo menstrual e infertilidade nas mulheres, descompensação do diabetes mellitus e hipertensão arterial, além de distúrbios do crescimento, gigantismo em crianças e adolescentes e acromegalia em adultos, entre outros.

O tratamento adequado, com a remoção do tumor, devolve a qualidade de vida ao paciente.

Tratamentos

O tratamento para o tumor da hipófise é cirúrgico, podendo ser minimamente invasivo

Em alguns casos específicos, o tumor pode afetar a produção de prolactina ou do hormônio do crescimento (GH) e nesses casos pode haver a indicação para o tratamento medicamentoso. No mais, o tratamento para o tumor de hipófise é cirúrgico. O constante avanço da medicina e o desenvolvimento de equipamentos de imagem de alta definição proporcionaram uma grande evolução nas cirurgias de tumores da base do crânio, consolidando a cirurgia endoscópica transnasal como um procedimento minimamente invasivo muito seguro.

O cirurgião consegue ter uma visão detalhada do tumor, glândula e estruturas neurovasculares adjacentes

Um microscópio cirúrgico é introduzido pelas narinas do paciente e, com o auxílio de um neuronavegador – que funciona como um GPS, o cirurgião consegue ter uma visão detalhada do tumor, glândula e estruturas neurovasculares adjacentes.

Com essa tecnologia, o tumor pode ser retirado sem nenhum comprometimento estético, preservando a anatomia e a fisiologia do nariz e proporcionando maior conforto pós-operatório para o paciente.

Agende sua consulta no Instituto
da Hipófise do Hospital Moriah

ou agende pelo telefone

11 5080 7890

Conheça nossa equipe médica

pedro mariani moriah
Direção

Dr. Pedro Paulo Mariani

CRM/SP: 84.339

Neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e, desde 2002, dedica-se à cirurgia de base de crânio. Participou diretamente da criação da Divisão de Cirurgia Hipofisária e Cirurgia de Base de Crânio do Hospital Estadual Euryclides de Jesus Zerbini (antigo Hospital Brigadeiro) e coordena (desde 2009) um grupo dedicado ao tratamento integrado de pacientes com tumores da hipófise e outros tumores da base do crânio.

Dr. Pedro Mariani é referência em cirurgias de hipófise e participa de eventos e congressos nacionais e internacionais sobre o assunto, sendo frequentemente convidado para apresentar a sua experiência no tratamento endoscópico dos tumores da hipófise e da base do crânio. Ao longo de sua carreira, já realizou mais de 600 cirurgias endoscópicas transnasais para a ressecção de tumores de hipófise e de base de crânio.

Otorrinolaringologista
fabrizio ricci moriah

Dr. Fabrízio Ricci Romano

CRM/SP: 90.795

Equipe Multidisciplinar

O Hospital Moriah oferece uma equipe multidisciplinar focada nos cuidados com os nossos pacientes, com:

  • Anestesistas
  • Fisioterapeutas
  • Enfermeiros
  • Técnicos de enfermagem.