Instituto da Sinusite

O Instituto da Sinusite foi criado com o objetivo de oferecer aos pacientes uma abordagem completa e multidisciplinar, com as mais modernas ferramentas para o diagnóstico e tratamento das variadas formas de sinusite em um único lugar.

Agendar uma consulta

Instituto da Sinusite

Conte com a infraestrutura de um dos mais modernos centros cirúrgicos da América Latina.

O Instituto conta com a infraestrutura de um dos mais modernos centros cirúrgicos da América Latina, bem como recursos diagnósticos laboratoriais e de imagem de padrão internacional. Conta ainda com uma equipe médica com elevado nível técnico composta por otorrinolaringologistas especialistas em doenças do nariz e seios paranasais (rinologistas), pneumologistas e imunologistas.

Agende sua consulta no Instituto deSinusites do Hospital Moriah

ou agende pelo telefone

11 5080 7890

Doenças e Sintomas

O que é a Sinusite?

A sinusite é a inflamação das cavidades que ficam ao redor do nariz, mais conhecidos como seios paranasais e pode ser desencadeada por diversos mecanismos distintos: desde infecções por vírus, bactérias ou fungos e até mesmo por doenças inflamatórias de diferentes etiologias, algumas vezes sendo a primeira manifestação dessas.

Pode ser ainda dividida em suas formas agudas e crônicas, trazendo em cada subtipo uma peculiaridade na hora do tratamento.

Instituto de Sinusites do Hospital Moriah

Principais sintomas:

• Síndrome de apneia obstrutiva do sono
• Dor em volta dos olhos
• Obstrução nasal
• Dor de cabeça
• Tosse seca
• Mau hálito
• Dor facial
• Febre

Um grande impacto na qualidade de vida do paciente.

É uma doença que impacta de forma significativa na qualidade de vida dos pacientes, com repercussões na qualidade de sono, atenção, produtividade, capacidade cognitiva e parece estar associado com uma maior prevalência de depressão.

Instituto de Sinusites do Hospital Moriah

Um paciente que não receba diagnóstico e tratamento adequados gera um custo bastante elevado, tanto direto com medicações e cirurgias, como também custos sociais relacionados à ausência do trabalho (absenteísmo), diminuição da produtividade no trabalho (presenteísmo) e outras formas de perda de produtividade (por exemplo, perda de tempo de lazer).

A sinusite recorrente ou rinossinusite crônica pode ser causada por vários fatores, entre eles, por influências genéticas que condicionam alterações na função do sistema imunológico.

Se combinadas as suas formas agudas e crônicas, a prevalência das sinusites é estimada em cerca de 12 a 15,2% da população.

Tratamentos

Rinossinusite aguda

O tratamento da rinossinusite aguda é essencialmente clínico, com medicamentos e lavagem nasal.

Nos casos recorrentes é feita uma avaliação de possíveis causas anatômicas e/ou imunológicas, e o tratamento pode envolver medicações ou cirurgia.

Nas rinossinusites agudas complicadas, em que há extensão da infecção para outros órgãos, é necessária internação para uso de medicamentos intravenosos e intervenção cirúrgica de urgência.

Instituto de Sinusites do Hospital Moriah

O tratamento da rinossinusite aguda é essencialmente clínico, com medicamentos e lavagem nasal.

Instituto de Sinusites do Hospital Moriah

Rinossinusite crônica

Para a rinossinusite crônica, o tratamento consiste na avaliação e investigação detalhada das causas e perfil inflamatório do paciente, para direcionamento da melhor terapêutica.

Normalmente é necessária a realização de cirurgia, que terá sua extensão adequada a cada caso, seguida de medicamentos tópicos nasais. A cirurgia mais comum é minimamente invasiva, que utiliza a via natural – as narinas – e com o auxílio de câmeras para fazer a medicação chegar às estruturas profundas dos seios nasais.

Os casos mais graves podem necessitar de medicações sistêmicas, como os imunobiológicos.

A cirurgia mais comum é minimamente invasiva.

Agende sua consulta no Instituto deSinusites do Hospital Moriah

ou agende pelo telefone

11 5080 7890

Conheça nossa equipe médica

fabrizio ricci moriah
Coordenação

Dr. Fabrizio Ricci Romano

CRM/SP: 90.795

Doutor em ciências pela FMUSP, pós-doutorando em otorrinolaringologia pela FMUSP-RP, Ex-Presidente da Academia Brasileira de Rinologia e 1º Vice-Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.